Câmara aprova projeto de Samuel que obriga bancos a disponibilizar álcool gel a usuários

18/03/2020 09:03

Atento às ações preventivas contra doenças contagiosas, em especial o coronavírus - Covid-19, o vereador Samuel Pereira defendeu no plenário, hoje (18) projeto que determina às agências bancárias manter à disposição dos consumidores dispenser de parede para álcool em gel antisséptico e aviso com orientações sobre a importância da higienização das mãos para prevenção de doenças.

Samuel explicou que a obrigatoriedade, aprovada na sessão, dos estabelecimentos bancários, similares, ou que possuam caixa eletrônico, em manter dispenser de parede para álcool em gel antisséptico é devido ao recente crescimento do uso de dispositivos de identificação biométrica em caixas eletrônicos, “o que aumenta o contato direto das mãos com os equipamentos. Isto, aliado à incorreta ou falta de higienização das mãos por muitos usuários contribuem com o aumento de transmissões de doenças”, destacou. “Além disso, é fato que a manipulação de dinheiro é uma das atividades que mais contém bactérias e vírus”, acrescentou o vereador.

Segundo o parlamentar, o valor para a colocação dos dispensers seria irrisório aos estabelecimentos em relação a quantidade de doenças que podem ser evitadas. “Soma-se ainda o fato de que a prevenção é sempre mais barata. Para uma melhor compreensão de sua importância, uma pesquisa da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, constatou que o celular pode ter 10 vezes mais bactérias do que vasos sanitários. Muitas vezes é inevitável conviver com esses riscos, mas a prevenção é fundamental, e resta evidentemente a importância da higienização das mãos. O projeto envolve saúde e prevenção, sem grande custo a esses estabelecimentos e com benefícios incomensuráveis à sociedade”, encerrou Samuel.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU