Foi aprovado na reunião de segunda-feira (13) o Projeto de Lei nº 104/17, de autoria do Prefeito Municipal, alterando a Lei Municipal que estabelece diretrizes para a Política Municipal de Turismo.

A proposta do Poder Executivo é desvincular o setor de Turismo da Secretaria do Meio Ambiente e repassar toda sua estrutura a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Para adequar a Lei da estrutura organizacional da administração direta, o projeto prevê o seguinte: o cargo de Secretário Executivo do Conselho Municipal de Turismo deve ser ocupado pelo Diretor da Diretoria de Turismo, Feiras e Eventos; farão parte do Conselho Municipal de Turismo, representantes da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Obras, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio e do Centro de Informações Turísticas, Qualificação e Comercialização de Produtos Rurais.

O Líder do Prefeito, vereador Almir Silva (PR), apresentou e foi aprovada uma emenda incluindo mais dois integrantes no Conselho: Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uberaba e Uberaba Região Convention & Visitors Bureau.

O PL determina ainda que as Dotações Orçamentárias destinadas à instalação e funcionamento do Conselho Municipal de Turismo, devem ser consignadas na verba orçamentária destinada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, cabendo a ela dotá-lo de infraestrutura técnico-administrativa necessária ao seu efetivo funcionamento.

A Gestora de Projetos da Sedec, Anne Roy Nóbrega, esteve presente na reunião e esclareceu que as modificações previstas no projeto de lei, são necessárias para que o município possa receber o ICMS turístico.

Informou que o Plano de Ações do Turismo já foi elaborado, publicado no Porta Voz do Município e está aguardando a aprovação do PL para que possa ser implementado.

O vereador Edcarlo dos Santos Carneiro “Kaka Carneiro” (PR) aproveitou a presença da Gestora da Sedec, para pedir que a secretaria invista no Miss Uberaba, custeando as despesas da candidata para participar do concurso do Miss Minas Gerais.

Para finalizar o vereador Antônio Ronaldo Amâncio de Souza “Ronaldo Amâncio” (PTB), sugeriu que a prefeitura disponibilizasse um ônibus especifico para levar a população aos locais turísticos da cidade. O presidente Luiz Dutra (PMDB) apoio a proposta do vereador e pediu fosse transformada em requerimento destinado ao prefeito Paulo Piau.

 

Instituto Municipal Antidrogas – Na mesma reunião foi aprovado o Projeto de Lei 103/17, também de autoria do Poder Executivo, modificando o memorial descritivo da Lei que autorizou a doação de área ao Instituto Municipal Antidrogas. A alteração foi necessária por exigência do Cartório de Registro de Imóveis.

A coordenadora do Instituto, Marta Oliveira, participou da reunião e informou que há seis anos o instituto desenvolve suas atividades na cidade. Acrescentou que o órgão conta duas unidades: uma voltada ao acolhimento de adolescentes e na outra destinada apenas a mulheres. 

 

 

Jorn. Cássia Queiroz

Departamento de Comunicação da CMU

13/03/2017

 

 

 

 

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020