Câmara aprova projeto que autoriza doação de terreno público para empresário do mel

12/11/2013 00:00

Mais uma doação de área do município foi aprovada pela Câmara Municipal, como forma de estimular e incentivar empresas que queiram se instalar na cidade ou mesmo ampliar as atividades. Neste caso, a empresa que leva o nome de Jairo dos Santos Prata, fundada em 1991, atua no mercado com a produção de mel e derivados.
O empresário manifestou interesse em construir uma nova unidade no Distrito Industrial II, em área de 4.154,84 m². O investimento está estimado em R$ 200 mil, com geração de dez empregos diretos e 20 indiretos, e projeção preliminar de faturamento anual de R$ 120 mil.
De acordo com o Projeto de Lei, a empresa vai doar 40% do valor total da área, ou seja, R$ 49.224, que serão pagos em 36 parcelas de R$ 1.367,36, a partir do início de suas atividades. Por parte do município, além da doação de área, a empresa terá a isenção de IPTU pelo período de seis anos, divididos em duas etapas, assim como a isenção de ISSQN sobre as obras de instalação da unidade.
O líder do prefeito na CMU, vereador Samuel Pereira (PR), destacou o empenho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e parabenizou o empresário, lembrando que ele está recebendo uma área doada pelo Executivo, e que vai gerar emprego e renda.
O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) comentou que dedica o profissionalismo à qualidade do serviço prestado. "Eu voto com prazer este projeto", afirmou, destacando a importância de defender as micro e pequenas empresas.
Ismar Vicente dos Santos (PSB) também ressaltou a importância do projeto, que acabou sendo aprovado por unanimidade.
O empresário Jairo dos Santos agradeceu a oportunidade e disse que ficou satisfeito de estar na Câmara, com antigos e novos vereadores. Ele é ex-funcionário da CMU, onde trabalhou durante 33 anos. Jairo lembrou que já presenciou muitas doações, mas a grande maioria era para empresários de fora, situação que hoje mudou.
"A mudança de paradigma foi muito boa", afirmou o empresário. Ele também cumprimentou a vereadora Denise Max (PR), como a representante das mulheres da Casa, lembrando que desde 1975 apenas cinco mulheres foram eleitas vereadoras.
Já a vereadora Denise, destacou que todo empresário precisa de uma área própria para trabalhar. Ela aproveitou para pedir ao empresário que ele empregue mulheres, principalmente as mais velhas, que estão enfrentando muitas dificuldades para conseguir empregos.
Em seguida Jairo dos Santos também aproveitou para pedir a Denise que ela defenda também os insetos, mais especificamente as abelhas, ou a luta contra o envenenamento delas. O empresário lembrou que se as abelhas desaparecerem do mundo será muito ruim para o ser humano, pois vai provocar vários problemas na natureza.