Câmara aprova projeto que cria o “Dia Municipal das Doulas”

24/08/2017 09:37

Uberaba passará a homenagear uma personagem antiga no cenário do parto natural, as doulas. “Essas mulheres são capacitadas para oferecer apoio a outras mulheres (e aos seus companheiros e familiares), proporcionando conforto físico, emocional e suporte cognitivo antes, durante e após o nascimento dos filhos”. Foi dessa forma que, durante sessão de hoje (23) na Câmara, a vereadora Denise da Supra (PR) justificou sua proposta que cria o ‘Dia Municipal das Doulas’.

Segundo Denise, a data, a ser comemorada no dia 18 de dezembro, será de grande importância para o município. “Os órgãos competentes irão informar, esclarecer e estimular o debate quanto à importância dessas mulheres na vida de gestantes. Neste dia também acontecerão palestras, visando conscientizar a sociedade sobre a amplitude de possibilidades do parto humanizado, para reduzir o número de cesarianas e intervenções obstétricas desnecessárias. Outro assunto que será abordado é quanto aos procedimentos no pré-natal, parto e pós-parto”, contou.

Esteve acompanhando a votação da matéria, Jéssica Matos, bombeira militar, mas que exerce também a função de doula. “Meu trabalho é voluntário, mas existem doulas que cobram pelo serviço e atendem tanto em hospitais como na residência da gestante. Atualmente, os hospitais têm sido receptivos à nossa atuação”, contou Jéssica.

Para o vereador Franco Cartafina (PHS), essas profissionais auxiliam e somam ajuda no momento do parto. “As doulas propiciam à gestante um parto totalmente humanizado.”

Benefícios - Segundo estudos, divulgados no site Mãe Saudável, a presença de uma doula no cenário do parto pode reduzir em até 50% o índice de cesarianas, e em até 75% a aplicação de anestesia peridural. “Além disso, mulheres acompanhadas por uma doula relatam maior satisfação com a experiência de dar à luz, menos dor, menos ansiedade, menos tempo de trabalho de parto, menos intervenções (como ocitocina, fórceps, etc), menor índice de depressão pós parto e um maior índice de sucesso na amamentação até 6 semanas após o parto.”

Mais fotos desta matéria no Flickr:  www.flickr.com/photos/camarauberaba/with/35907212913/

Jorn. Karla Ramos /Dep. Comunicação - 23/08/2017