Câmara aprova projeto que torna Uberaba e Nampula cidades irmãs

05/09/2012 00:00

Câmara aprova projeto que torna Uberaba e
Nampula cidades irmãs
Foi aprovado durante Sessão Ordinária (3), o PL118/12, que "declara Cidades Irmãs a cidade de Nampula, na República de Moçambique, e Uberaba". De autoria do Executivo a matéria voltou hoje ao plenário depois de pedido de vista do vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), que questionou a ausência de minuta esclarecendo os termos de cooperação.
O vereador Professor Godoy (PTB) esclareceu que a matéria não tinha fins financeiros, tendo apenas o objetivo de estabelecer relações diplomáticas com o continente africano. Recém chegado de viagem à África, onde em comitiva foi estabelecer diálogo e conhecer Nampula, o presidente do Legislativo, Luiz Dutra (PDT), confirmou a necessidade do país africano de estabelecer parcerias com o Brasil, no sentido de se desenvolver e buscar melhores condições para a população daquele País. "O Brasil e Uberaba podem ajudar. Temos tecnologias e conhecimentos que podemos partilhar e devemos fazer isso. As questões financeiras, relativas a este projeto, quando surgirem, passarão pela Câmara. Além do mais, existe um Fundo Financeiro que está sendo gerido pela Fundação Getúlio Vargas, visando, justamente, auxiliar este trabalho", revelou.
Os vereadores Almir Silva (PR) e José Severino (PT) parabenizaram o Executivo pela iniciativa, lembrando que a África é um país irmão e que o Brasil tem uma dívida com o mesmo, visto o período de escravidão. Ao responder o questionamento do vereador Ripposati, o assessor jurídico da prefeitura, João Adalberto, explicou que a minuta não estava na prefeitura. "Vou buscar o documento junto ao presidente da Câmara de Comércio e Industria Brasil/ Moçambique, Sinfrônio José da Silva Júnior, visando atender a solicitação do vereador.  Esclareço que o projeto não trata de questões financeiras, mas sim de questões diplomáticas, dando abertura para futuras parcerias", destacou.
O vereador aceitou o posicionamento do Executivo, afirmando que posteriormente, acompanharia o trabalho da prefeitura no sentido de estabelecer estas parcerias. O projeto foi aprovado por unanimidade.