Câmara aprova Semana de prevenção a brincadeiras perigosas nas escolas

22/02/2021 15:30

A partir deste ano Uberaba passa a contar com a Semana de prevenção a brincadeiras perigosas nas escolas da rede municipal de ensino e também no ensino privado. Um Projeto de Lei de autoria do vereador Anderson Dois Irmãos foi aprovado nesta segunda-feira (22) na Câmara Municipal.

A Semana de Prevenção a Brincadeiras Perigosas agora faz parte do Calendário Popular da cidade. As atividades deverão ser realizadas anualmente, no mês de outubro.

Em sua defesa pelo projeto, o vereador argumentou pela necessidade de orientação para as crianças e adolescente sobre os riscos de brincadeiras que podem causar sequelas irreparáveis ou causar até mesmo a morte. Ele lembrou que tem vídeos sido divulgado na internet por alguns youtubers, incentivando crianças e adolescentes a praticarem brincadeiras e desafios perigosos como o da rasteira, da roleta humana, do desodorante, do spray congelante, a brincadeira do desmaio, entre outras, que podem causar até mesmo a morte.

O mês de outubro foi escolhido por ser o mesmo em que se comemora o Dia das Crianças. O projeto foi aprovado com 19 votos.

Sobrestado - O Projeto de Lei número 2/21, de autoria da vereadora Denise da Supra, foi sobrestado. Ele trata da concessão de auxílio-aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica no Município.

Arquivado – O Projeto de Lei Complementar número 07/21, de autoria do vereador Wander Araújo de Freitas, teve parecer de inconstitucionalidade da Comissão de Justiça, Legislação e Redação. A proposta alterava a Lei que criou a Guarda Municipal,

A proposta pretendia autorizar a GM a utilizar aparelhos eletrônicos, como drones, também na zona rural, porém o projeto tem que ser apresentado pelo Executivo pra ter legalidade.

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU