Câmara aprova Uberaba como Cidade Irmã de duas cidades indianas

23/06/2017 15:30

Os projetos que declaram Uberaba Cidade Irmã de duas cidades indianas foram aprovados pela Câmara Municipal nesta quinta-feira (22). Hyderabad e Ongole foram representadas por José Otávio Lemos, a pedido do prefeito Paulo Piau, que fez o convite oficial aos municípios. De acordo com o acordo, posteriormente o mesmo deve acontecer nas cidades da Índia.

O líder do Executivo, vereador Almir Silva (PR), lembrou o trabalho semelhante realizado pelo presidente Luiz Dutra (PMDB) há alguns anos, envolvendo países da África. José Otávio explicou que os convites foram encaminhados diretamente aos chefes da Casa Civil de ambos os estados, responsáveis pelas duas cidades.

“Eles estão aguardando o projeto chegar, para que também assinem uma lei consonante. São duas cidade muito importantes, e tenho a certeza de que a parceria vai trazer benefícios para todos” afirmou José Otávio. Ele lembrou que, entre outras empresas importantes, o maior complexo da Microsoft está na cidade de Hyderabad. Sobre os futuros intercâmbios, ele tem certeza de que os alunos daqui serão muito bem recebidos.

Dutra se lembrou do evento no qual participou na cidade de Nampula, em Moçambique, onde a população também fala português. Segundo o vereador, foi emocionante fazer um pronunciamento para cerca de 50 mil pessoas. Ele ainda destacou a importância de conhecer mais sobre a história da vinda do gado zebu para o Brasil, além de poder levar o nome de Uberaba para além-continente.

No acordo, ficou acertado que Uberaba repassará técnicas, conhecimento, gestão e tecnologias, dentre outros, nos mais diversos campos da economia, enquanto Hyderabad e Ongole vão oferecer oportunidades de crescimento econômico e comercial para os comerciantes e industriais de Uberaba, tanto para melhorar e diversificar a agricultura e a pecuária, como nas oportunidades que oferece no comércio exterior. A declaração visa, ainda, intercâmbios educacionais para todas as áreas do conhecimento, em especial os relativos à agropecuária e inovações tecnológicas.

Os projetos foram aprovados com oito votos favoráveis e dois contrários, dos vereadores Ismar Vicente dos Santos “Marão” (PSD) e Fernando Mendes das Chagas (PTB). Segundo Ismar, ele votou contra por entender que não se trata de um Projeto de Lei, e sim um projeto autorizativo.

As Cidades-Irmãs - Fundada em 1592, a cidade de Hyderabad, capital do estado de Telangana, tem hoje uma população metropolitana estimada em 6,8 milhões de pessoas. É a segunda maior cidade indiana (em termos de área) e tem a quarta maior população de toda a Índia. A área metropolitana de Hyderabad é, ainda, a quinta maior do país, em 2011 contava com 7.749.334 habitantes.

Hyderabad é conhecida pela sua rica história, a cultura e arquitetura representando seu caráter único como um ponto de encontro para Norte e Sul da Índia, e sua cultura multilíngue, tanto geográfica quanto cultural.Também conhecida como A Cidade de Nizams e A Cidade das Pérolas, Hyderabad é hoje uma das cidades mais desenvolvidas do país e um moderno centro de tecnologia da informaçãobusiness process outsourcing e biotecnologia.

Já Ongole, é uma cidade no estado de Andhra Pradesh, famosa pela raça de bois Zebu, desenvolvida há mais de 5 mil anos. A cidade indiana, que tem uma população de 202.826 habitantes (2011), também é conhecida pelo comércio de tabaco, produtos agrícolas e granito.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU