Câmara convoca CODAU a dar explicações

13/09/2011 00:00

Câmara convoca CODAU a dar explicações

O problema de falta de água na região noroeste de Uberaba continua gerando discussões no Plenário da Câmara. Durante a Sessão Ordinária de ontem, o vereador Marcelo Machado Borges (PMDB) manifestou o seu desejo de instalar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) e uma possível Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). "Tenho certeza de que há algo por trás disso. É um absurdo a população ficar sem água e os vereadores, de braços cruzados", disse Borjão.
 Diante da iniciativa colega, o presidente da Casa, Luiz Dutra (PDT) propôs uma reunião pública com a participação do presidente do CODAU, José Luiz Alves, vereadores e membros da população com o objetivo de esclarecer os fatos. "É preciso conhecimento da causa, antes de tudo. Devemos fazer valer o que garante o devido processo legal. Para isso, vamos buscar na fonte oficial o que gerou tanto transtorno", propõe Dutra.
 Borjão rebateu a proposta do presidente alegando "aclamação popular" em relação à CPI. "Além de buscar a verdade, ainda questiono esse desconto de 30% na conta dos usuários atingidos pela falta de água", indaga Borjão sobre o Projeto de Lei em tramitação da Casa, que deverá ser votado na próxima quarta-feira. Outros vereadores fizeram coro com a revolta do colega. Para o democrata Itamar Ribeiro, 30% correspondem ao "ar que passa pelos canos", não proporcionando o desconto real.
 Após as discussões, o plenário decidiu por treze votos (o vereador Borjão não se encontrava) pelo envio de ofício ao CODAU solicitando a presença da diretoria e técnicos na reunião ordinária desta quarta-feira, 14/09, às 14 horas.
Nota Oficial - A discussão foi iniciada logo após a leitura de uma nota oficial do prefeito Anderson Adauto. O documento esclarece que o abastecimento foi normalizado desde o dia 11 de setembro, após a estabilização dos níveis de armazenamento dos Centros de reservação que abastecem a região Noroeste.
 Em nota, AA pede desculpas à população e atribui à falta de água uma falha mecânica no poço do Centro de Reservação, localizado no Bairro Olinda. "O poço que abastece toda aquela região auxilia diretamente na reservação de água do reservatório 6 e ainda ajuda na redistribuição de água para outros dois Centros de Reservação (RC) - o CR-9 no Aeroporto e o CR-8, no Parque das Américas. E para solucionar o defeito no eixo da bomba deste poço foram necessários oito dias de trabalho, pois as peças que compõem este equipamento - que estão a mais de 400 metros de profundidade, foram  todas retiradas para a manutenção corretiva e depois reinstaladas", diz a nota.