Após 127 anos de silêncio em relação à abolição dos escravos, a Câmara Municipal de Uberaba fará um ato público de retratação à etnia negra. O evento histórico será realizado nesta quarta-feira, dia 13 de maio de 2015, data em que se comemora a assinatura da Lei Áurea, que colocou fim à escravidão no País, em 1888. 
A postura adotada pela Câmara Municipal à época contrariou lei imperial, segundo a qual os legislativos deveriam tornar públicas as notícias do Governo da Província e da Corte. O silêncio que dura mais de um século desde a abolição dos escravos foi identificado após minuciosa pesquisa feita pelo Arquivo Público de Uberaba.
O estudo foi trazido ao presidente da Câmara de Uberaba, vereador Luiz Humberto Dutra (SD), que imediatamente se propôs a fazer a retratação por entender que esta é uma obrigação moral e ética que cabe ao Legislativo. O ato de retratação pública, que será realizado a partir das 11 horas na Igreja de Santa Teresinha, levará a assinatura dos 14 vereadores da 17ª Legislatura (2013-2016).
Entidades representativas da etnia negra receberão um documento atestando a retratação pública da Câmara de Uberaba. Além disso, o Legislativo prepara a lavratura em cartório do ato de retratação pública, revela o presidente da Casa, justificando que esta medida visa a legalizar o procedimento.
Superintendente de Arquivo Público, Marta Zedinik de Casanova comemora a decisão do presidente Dutra. 
O negro africano escravizado foi trazido ao Brasil para fortalecer a economia e, desta forma, acabou inserido nas mais diversas áreas de trabalho, como agrícola até atividades domésticas. Assim o negro passou a fazer parte da construção do país e também da família brasileira, embora fosse visto apenas como objeto. 
Para manter sua identidade cultural o negro precisou lutar muito e assim como europeus e índios, contribuiu nos aspectos econômicos, sociais e políticos para a formação da identidade brasileira, pondera o presidente Dutra, que espera corrigir um erro histórico. 
Jornalista Renata Gomide
Departamento de Cerimonial 

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020