Câmara engajada na campanha de combate a pedofilia

10/08/2010 00:00

Câmara engajada na campanha de combate a pedofilia

O representante de UJE-Uberaba (União dos Jovens e Estudantes do Brasil), José Tiago de Castro, fez uso hoje, da Tribuna da Câmara, para falar sobre a campanha “Uberaba contra a pedofilia”. Ele foi convidado pelo vereador José Severino Rosa (PT), que entendeu a importância da campanha e abriu espaço no legislativo para que ela fosse divulgada. Segundo Tiago, a campanha teve início em maio de 2010, que foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e será de caráter permanente. Ele destacou ainda, que campanha está trabalhando em várias frentes de atuação como, encaminhamento de denúncias, divulgação do disque 100, encaminhamento a atendimento psico-social, pedagócio e jurídico as vítimas e a seus familiares, além de ações de âmbito cultural e artístico.
“Temos que enfrentar este problema e por isso peço o apoio da Câmara e de todos os cidadãos. A pedofilia causa danos, em alguns casos, irreversíveis. Vamos buscar a formação moral da família. Infelizmente, a maior porcentagem de abusadores se encontra no âmbito familiar. Temos que estar atentos, denunciar e cobrar leis mais firmes visando combater este mal”, destacou Tiago.
Os vereadores aprovaram a iniciativa e hipotecaram apoio. José Severino reforçou o posicionamento a respeito de a família ser mais estruturada e os pais mais atentos aos ensinamentos dos princípios morais de seus membros.  O vereador e professor Carlos Alberto de Godoy (PTB), explicou que possuiu projetos voltados para a educação, que reforçam a união familiar com a escola e que também se propõe a discutir temas como a pedofilia e seus males. Ele lembrou inclusive que, junto com o vereador Samuel Pereira (PR), esteve com o senador Magno Malta discutindo sobre o combate a pedofilia no Brasil. O vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende (PP) que também é engajado nesta causa, parabenizou os membros da UJE pela iniciativa. O vereador Marcelo Machado Borges (PMDB), lembrou que propôs o projeto do disque 100 para o município de Uberaba, mas o mesmo foi inconstitucional. “Acho que agora, temos que cobrar da administração municipal esta central. Peço apoio de vocês da UJE e dos demais vereadores para cobrar do município este projeto”, disse ele.
O vereador Cléber Cabeludo (PMDB) afirmou que, no seu entendimento, a legislação brasileira sobre o tema é frágil. “Sugiro que sistematicamente, todos nós vereadores, encaminhemos requerimentos aos deputados e senadores, pedindo que a legislação seja mais rigorosa e ágil. Este é um mal que corrói a família e temos que buscar mecanismos para impedir”, disse.
O vereador Samuel Pereira (PR), aproveitou a presença dos convidados e pediu apoio para a campanha contra a legalização do aborto, proposta que está sendo analisada no Congresso Nacional. “Eu vou apoiar esta campanha e gostaria que vocês também nos apoiassem, pois este projeto, se vocês lerem, perceberão o quanto é absurdo. Quando Deus concede uma gravidez, é uma vida e não pode cometer este crime”, destacou.
Para Lerin (PSB), ainda é preciso melhorar a comunicação com a comunidade, levando esclarecimento sobre a pedofilia. O vereador Itamar Ribeiro de Rezende (DEM),afirmou que a luta não deve ser apenas contra a pedofilia, mas também contra a prostituição, pois muitos casos de pedofilia passam por este caminho. O presidente Lourival do Santos (PCdoB),  garantiu o apoio da CMU na campanha e lembrou que o Poder Legislativo, há meses possui vinheta no ar, no programa TV Câmara, divulgando o disque 100, que atende em nível nacional. Santos disse ainda que é difícil educar adultos e que é preciso buscar na mãe gestante e no bebê um futuro melhor. “Temos que começar a educar é lá na barriga, pois o adulto é muito difícil. É complicado educar uma pessoa imoral e sem limites. Se quisermos ter um futuro livre destes problemas, temos é que começar na semente, pois senão será uma batalha difícil de ser vencida”, avaliou.