Câmara entrega diploma Mulher Destaque
A Câmara Municipal de Uberaba realizará no dia 11, às 19h30, a entrega do Diploma Mulher Destaque. A solenidade ocorrerá no Anfiteatro Ataliba Guaritá Neto, no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba. A honraria foi criada em 12 de fevereiro de 1999, tendo como autor o vereador Omilton Bento de Souza Filho, da 13ª Legislatura, sendo o presidente da Câmara, o vereador Luiz Humberto Dutra, o vice, Prof. Gilberto Caixeta, 1º secretário Arquimedes Bessa e 2º secretário, o atual Deputado Estadual, Antônio dos Reis Gonçalves Lerin.
 O diploma de Mulher Destaque tem como objetivo homenagear mulheres que prestaram serviços relevantes para a comunidade, em suas respectivas áreas de atuação. Serão Homenageadas 14 mulheres que se destacaram em 2011. Leia abaixo, a trajetória de cada uma.
Ana Carla Mendes Ribeiro Del Arco nasceu em Uberaba. É filha de Maria Mendes Ribeiro e Antônio Celso Ribeiro, tendo como avós Lamartine Mendes e a saudosa Vó Fiuca. Cursou Arquitetura e Urbanismo, sendo pós-graduada em Desenho Urbano. Em 1995 trabalhou na Prefeitura de Uberlândia, na Seção de Planejamento Viário, Trânsito e Transportes. Em 1997 ocupou o cargo de Chefe de Seção de Planejamento Urbano e Rural. Em abril deste mesmo ano voltou para Uberaba, onde começou a trabalhar para prefeitura, na Secretaria de Planejamento, na Seção de Organização Físico-Territorial, atuando com o Plano Diretor e Legislações Complementares para Uso e Ocupação e Parcelamento do Solo, na área de Georpocessamento, se tornando chefe de seção de 2001 a 2003. De setembro de 2003 a dezembro 2004, foi nomeada Diretora de Departamento de Planejamento Viário. A partir de 2005, até a presente data, voltou a ocupar o cargo efetivo de Arquiteta e Urbanista, junto a Secretaria de Planejamento. Ana Carla é esposa de Guilherme Sandrini DelArco, com quem tem as filhas Luana Ribeiro Del’Arco e Giovana Ribeiro Del’Arco.
Claudia Cristina da Silva é professora efetiva da Prefeitura de Uberaba desde 2000. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, Cláudia também é especialista em Dependência Química pela Faculdade Católica de Uberlândia, pós graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós graduada em Gestão de Entidades de Ressocialização e Projetos Sociais, pela Faculdades Integradas do Noroeste de Minas. É Conselheira Titular dos Conselhos Municipais da Mulher e de Habitação. Também ocupa os cargos de Conselheira Suplente dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente de Uberaba e de Assistência Social. Na Prefeitura atua na área de Educação Infantil nas Escolas Sebastião Antônio Leal, Prof. Paulo Rodrigues e na Educação Jovens e Adultos (EJA) na Escola Prof. José Geraldo Guimarães. Ainda na Prefeitura atua na área de Assistência Social desde 2004, tendo sido Chefe de Seção de Apoio às Organizações Não Governamentais, da Secretaria de Desenvolvimento Social, no período de 2005 a 2010, onde participou da implantação do Sistema Único de Assistência Social. Atualmente é Diretora do Departamento de Programas Sociais da Prefeitura, onde atua na Direção Geral da Proteção Social Especial, que é responsável pelos serviços da Ronda Social, Albergue Municipal, Casa de Proteção Infanto Juvenil, CREAS e pelas ONGs.
Maria de Lourdes Eugênio nasceu em Patrocínio. Viúva, criou os cinco filhos do falecido marido, senhor Geraldo Eugênio, com quem casou em 1966. Tem dezessete netos dos cinco enteados. Mudou-se para Uberaba em 1984, quando ainda casada, decidiu abrir a Igreja de Deus no Brasil. Com o falecimento do senhor Geraldo em 1992, ela continuo o trabalho na igreja, onde hoje é Pastora Titular. Seu trabalho social é um conjunto de ações a favor da comunidade carente, tendo como finalidade o resgate da dignidade, a sobrevivência, a doação de medicamentos, vestimentas, alimentação e ações culturais. Possui o certificado de Primeiro Ministro de Licença, para exercer seu trabalho em todo o Triângulo Mineiro. E ainda o certificado de Exortador, emitido pelo escritório internacional da Igreja de Deus em Cleveland (EUA).
Giovanna Piccinini Paes cursou Medicina na Universidade de Juiz de Fora, especializou-se em Oftalmologia, fazendo residência médica no Centro Oftalmológico de Minas Gerais e fellow-up em Plástica Ocular, no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte. A Dra. Giovanna, desde o período de faculdade é engajada em causas sociais. Em Uberaba, juntamente com o marido o médico Oftalmologista Fabiano Hueb, abriu um Centro de Referência em Oftalmologia, onde o atendimento humanitário caminha lado a lado com o desenvolvimento tecnológico. Dra. Giovanna já realizou mais de 4 mil cirurgias de cataratas pelo SUS em Uberaba, trazendo pacientes de asilos, excluídos, pacientes carentes, muitas vezes, mandando buscar e levar estes pacientes em casa. 
Lídia Lúcia Oliveira é servidora do INSS, atuando no Serviço Operacional de Gestão de Pessoas. Iniciou no serviço público em 1978, no Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Em 1989 transferiu-se para o ex-IAPAS, e em 1990 com a fusão dos Institutos da Previdência Social, optou pelo INSS. Em 2000, a convite do Advogado Geral da União, foi cedida à Advocacia Geral em Uberaba, onde permaneceu até o ano de 2006. É Professora Pesquisadora do Estado, na área de Deficiência Mental, lotada no Centro de Orientação e Pesquisa em Educação Especial, trabalhando na inclusão de crianças portadoras de necessidades educacionais especiais, nas escolas regulares de ensino. Formada em Pedagogia, tem pós graduação em Gestão de Pessoas, Direito Previdenciário, Deficiência Mental e Ciências Sociais e Políticas. Lídia é Presidente da Frente Afro Uberaba e Vice-presidente da BPW (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Uberaba).
Simone Pinheiro Moreira é natural de Uberaba sendo servidora pública da Prefeitura de Uberaba. Formada pela UNIPAC em Pedagogia, é professora auxiliar na APAE, na turma de alunos com necessidades especiais. Também é professora regente das turmas de Ensino Fundamental I, na Escola Municipal “Professora Niza Márquez Guaritá”, onde exerce ainda a função de vice-diretora. 
Maria Madalena Pires de Almeida Guapo é advogada, graduada pela Faculdade Integrada de Uberaba, em 1987. Exerceu a advocacia no período de 1988 a 1994. Foi Conselheira tutelar de 1995 a 1998, sendo reeleita de 1998 a 2000, quando iniciou seu trabalho como servidora pública municipal. De maio de 1996 a junho de 1998 foi vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social. Participou como membro da Comissão Organizadora, da 1ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente. De 2001 a 2004 atuou como Coordenadora de Projeto na Prefeitura Municipal de Uberaba. Trabalhou na SEDESE de 2005 a 2006. Desde 2007 é Secretária Parlamentar do Deputado Federal Marcos Montes. Maria Madalena é esposa de Diamantino Alexandre Guapo, procurador do município e mãe de Mariana De Almeida Guapo, também graduada em Direito.  Sua atuação tem como foco a proteção a infância e adolescência através de programas sociais.
Lucilane Silva Barbosa é natural de Uberaba. Licenciada em Geografia pela Faculdade de Educação de Uberaba (FEU), possui pós graduação m Educação Ambiental, pela Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU). Iniciou sua carreira como professora em 1986, na cidade de Veríssimo, onde lecionava na zona rural em classes multisseriadas. Em 1989 ingressou no corpo docente da Escola Estadual Horizonta Lemos. Em 2007, na mesma escola, ocupou o posto de vice-diretora, permanecendo no cargo até o final de 2011, sendo que, atualmente, é a diretora da instituição escolar. Lucilane também se dedica a projetos sociais, coordenando grupos de teatro, destacando-se o “Toc a vida”, que visa dar oportunidade e cuidados a vida na adolescência, sendo que as apresentações são feitas de forma itinerante em escolas, creches e asilos.
Ana Virginia Prata Galvão do Nascimento é natural de São Paulo capital. Veio para Uberaba em 1980. De 1981 a 1983, fez o curso de Psicologia da Universidade de Uberaba. No entanto, em 1948, optou pelo curso de Odontologia da Uniube, graduando em 1987. É especialista em Odontopediatria pela Associação Brasileira de Odontologia de São Paulo. Pós graduada em Prótese pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de São Paulo e pós graduada em Ortopedia Funcional dos Maxilares pelo Conselho Federal de Odontologia de Minas Gerais. No período de 2004 a 2007, ministrou cursos em Montes Claros e Uberaba. Atualmente é proprietária do Instituto de Saúde Odontológica (ISO), juntamente com o marido, o empresário e economista Carlos Maria do Nascimento. A Dra. Ana Virgínia também é mãe de duas filhas.
Nilza de Souza Nunes nasceu em 27 de fevereiro de 1925, na cidade de Perdões, em Minas Gerais. É casada com o senhor Sebastião Evaristo Nunes, o Tatão, com quem teve nove filhos, que lhe deram 11 netos e 10 bisnetos. No período de 1974 a 2003, trabalhou  na Fundação de Ensino Técnico Intensivo (FETI), dedicando 29 anos de vida como instrutora de corte e costura, auxiliando na profissionalização de centenas de costureiras da cidade. Hoje, aos 87 anos, desenvolve trabalhos sociais nos Centros Espíritas Eurípedes Barsanulfo, André Luiz e Aurélio Agostinho.
Rosária Nair da Silva Lima é técnica de enfermagem, atuando na área da saúde há 20 anos. Trabalhou nos Hospitais Beneficência Portuguesa e São José. Em 2006 passou a fazer parte do quadro de servidores da Prefeitura de Uberaba, nas equipes do Programa Saúde da Família, além de ser plantonista de urgência e emergência das Unidades de Pronto Atendimento e no Samu. Foi responsável pelo Programa Hiperdia na Secretaria Municipal de Saúde, atuando em 2008 como auxiliar de gerencia da Unidade Básica de Saúde Cecílio Pacaembu. Atualmente é Gerente do Centro de Saúde Professor Eurico Vilela, e Referência Técnica do Hiperdia no município. Rosária é viúva do Dr. Rander Magela, com que teve dois filhos, Ana Carolina e Diego.
Vera Lúcia Gonçalves nasceu em Uberaba e há mais de 20 anos é servidora pública da Prefeitura de Uberaba. Formada em Estudos Sociais é diretora do Centro Municipal de Educação Infantil, Juscelino Kubitschek. Também atuou na área de apoio pedagógico e na Secretaria de Desenvolvimento Social.  Ligada à comunidade, exerce o papel de orientadora de famílias e instituições, no que tange a seus deveres e direitos, ajudando-as a planejar, coordenar e participar de programas e projetos sociais, em diferentes áreas de atuação profissional. 
Mariana Miranda Araújo é formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro. Ministrou aulas da língua inglesa nas escolas Cultura Inglesa e Welcome. Trabalhou na área de Comércio Exterior nas empresas Pecplan ABS e Alta Genetics. Desde 1999 atua como Diretora Administrativa a frente da Hindy Construtora, renomada empresa da Construção Civil de Uberaba. Mariana é casada com o economista e construtor Hauy Silva Araújo.
Nice Borges Amorim é natural de Nova Ponte. O início de sua formação passa por três cursos de Ensino Médio, sendo eles: Magistério, no Colégio Nossa Senhora das Dores, Técnico de Contabilidade na Escola Técnica de Comércio José Bonifácio e Magistério de Economia Rural Doméstica, na Escola de Economia Rural Doméstica “Licurgo Leite”, hoje IFTM. Fez dois cursos superiores, o primeiro de Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Tomás de Aquino (FISTA) em Uberaba e de Pedagogia, Administração Escolar e Orientação Educacional, na Faculdade de Filosofia de Ituverava. Foi professora do SENAC  de 1960 a 1965. Também lecionou no Colégio Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco de 1975 a 1982. Trabalhou por 36 anos na Escola Agrotécnica Federal de Uberaba, hoje IFTM, sendo diretora por 10 anos, onde implantou o curso noturno de Economia Doméstica, Curso Técnico de Agropecuária em 1982 e construiu a Escola-Fazenda para funcionamento deste último curso em área de 472 hectares.  Nice foi agraciada com diversas honrarias, como Instituição Destaque como Diretora da Escola Agrotécnica Federal de Uberaba concedido pela Câmara Municipal; Medalha Destaque CONDAF – Conselho Nacional dos Diretores de Escolas Agrotécnicas  do Ministério; Honra ao Mérito pela Câmara Municipal de Uberaba, por indicação do então vereador Prof. Gilberto Caixeta; Homenagem da Associação de Mulheres de Negócios de Uberaba – Cerimônia das Velas e Medalha Nacional “Nilo Peçanha” do Ministério da Educação concedida aos gestores que contribuíram com maior relevância para o Ensino Técnico no Brasil, em comemoração aos seus 100 anos de existência. Nice é casada com o Professor Adalberto Neves de Amorim, sendo mãe de Adalberto Neves de Amorim Júnior e Ana Márcia Amorim De Martino, tendo três netos, Isabela, Henrique e Fernanda.

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020