Emenda ao projeto aprovado inclui o combate a outras doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti

 

Aprovado nesta segunda-feira, dia 22, pelo Plenário da Câmara Municipal o Projeto de Lei 02/15 que dá nova redação à Lei Municipal 11.378/12, que instituiu Dia Municipal de Combate à Dengue, comemorado no penúltimo sábado do mês de novembro. A matéria insere na legislação a febre chikungunya e o zika vírus e por meio de uma emenda acrescenta ainda “Outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
De acordo com o autor da matéria, vereador Samuel Pereira (PR), a alteração, considerada por ele singela, se faz necessária, tendo em vista que em outras épocas pensava-se que o mosquito Aedes aegypti era apenas transmissor da dengue. Porém, agora, descobriu-se que ele também é o vetor da febre chikungunya e do zika vírus.

O Vereador Edcarlo Carneiro – Kaká SeLiga (PSL), lembrou que o inseto também é transmissor da febre amarela e “pode ser que se descubram mais alguma doença que ele apareça como vetor”. Dessa forma, o vereador solicitou que fosse acostada emenda ao projeto acrescentando o termo “outras doenças”.

Na defesa do projeto, o vereador Samuel lembrou que o Ministério da Saúde alertou recentemente sobre a possível relação entre o zika vírus e o surto de casos de microcefalia no Nordeste do país em 2015. Já a febre chikungunya é uma doença parecida com a dengue, frisou Samuel, causada pelo vírus CHIKV, da famíliaTogaviridae.

 

Jorn.Márcio Gennari

Departamento de Comunicação

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020