Câmara faz documentário sobre o Desemboque
Na próxima sexta-feira (08) o Canal Câmara exibe documentário institucional sobre o valor cultural e histórico do Desemboque, situado no município de Sacramento, a cerca de 100 quilômetros de Uberaba, próximo do Parque Nacional da Canastra. São 22 minutos de informações, entrevistas com historiadores da cidade e fatos históricos sobre o local. A proposta partiu de requerimento do vereador Samir Cecílio (PR), solicitando a parceria da CMU para a produção do documentário.
O trabalho de pesquisa teve início com visita técnica ao chamado Marco Zero, local que demarca o inicio da civilização na região, organizada pelo vereador Samir. A visita contou com a presença do professor e historiador Pedro Coutinho, bem como dos professores Carlos Pedroso e Carlos Sechi, além do ex-vereador José Severino e da jornalista Evacira Coraspe, produtora do material.
Samir destacou a importância do documentário, que resgata a história do desemboque, berço do povoamento do município de Uberaba. "É importante procurarmos conhecer mais, divulgar e despertar interesse nas pessoas, principalmente nos mais jovens", disse Samir.
No documentário, o vereador ressaltou que, dentro das limitações do seu mandato, vai manter viva a história do distrito, começando por este vídeo, considerado por ele uma medida eficaz para revitalizar o povoado e inseri-lo no circuito de turismo. "Na região já existe uma rota turística, que é a Serra da Canastra, onde existe a nascente do Rio São Francisco e a Gruta dos Palhares, em Sacramento. Então, não é difícil incluir o Desemboque, que tem história para sustentar esse projeto", justificou.
O documentário será exibido nesta sexta-feira a partir das 15h30, dentro do programa Movimento, simultaneamente na TV Universitária e no Canal Câmara (canal digital 61.1). O programa tem reprise no mesmo dia às 21h na TV Universitária e às terças-feiras, às 13h30, no Canal Câmara.
História – Há 206 anos, precisamente em 27 de abril de 1807, iniciou-se o povoamento de Uberaba. As primeiras casas de madeira foram erguidas próximo à nascente do ribeirão "Lageado dos Ribeiro", em terras do sesmeiro e rábula José Francisco Azevedo, oriundo do julgado do Desemboque. O lugar tornou-se conhecido como arraial do Lageado ou arraial da Capelinha, onde havia altares com Santo Antônio e São Sebastião. 
O distrito de Desemboque é o berço da civilização do Triângulo Mineiro. No início do século 19, cerca de duas mil pessoas residiam no julgado, que era o lugar mais importante do Oeste de Minas e do Sul de Goiás. Cem arrobas de ouro foram retiradas de suas minas, decadentes por volta de 1810. Havia no lugarejo vereadores, juiz e cartório. Atualmente, cerca 50 pessoas moram na localidade. 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020