Câmara Homenageia o Colégio Nossa Senhora das Dores pelos 130 anos

19/08/2015 10:44

Lojista é destacado por 20 anos de empreendimento

Câmara Municipal de Uberaba entregou ontem, dia 18, diplomas de Homenagem Especial pelos 130 anos do Colégio Nossa Senhora das Dores e pelos 20 anos de fundação da empresa Carlão Materiais para Construção.  A deferência ao colégio foi uma iniciativa dos vereadores Luiz Humberto Dutra (SD) e Samuel Pereira (PR), por meio do requerimento 687, de julho de 2015, enquanto ao comércio, além de Dutra e Samuel, assina também o requerimento 654, o vereador Cleber Cabeludo (Pros). A diretora do Colégio Nossa Senhora das Dores, Marta Beatriz Queiroz Fabri, e o empresário Antônio Carlos Silva, o Carlão, receberam os diplomas.

O Colégio Nossa Senhora das Dores surgiu como instituição de ensino particular em Uberaba, por iniciativa das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, originárias da França, motivadas pela vocação missionária religiosa e pelos convites insistentes do Bispo da Diocese de Goiás – Dom Cláudio Ponce de Leão – e dos Padres Dominicanos, provenientes da mesma região francesa, que já estavam aqui desde 1881. O nome, “Colégio Nossa Senhora das Dores”, veio de uma estatueta representando a Mãe de Jesus em seu momento de sofrimento e dor pela morte do Filho, que foi encontrada em um dos cômodos da antiga Santa Casa de Misericórdia. E foi efetivamente neste antigo prédio hospitalar, que após reformas e adaptações,  que teve início, em 1885, o trabalho pedagógico das Irmãs Dominicanas em Uberaba.

A diretora da escola, Marta Fabri, destacou, em seu pronunciamento, que a história da escola se confunde com a da cidade, ao ressaltar que “as irmãs dominicanas sempre fizeram parte da massa pensante de Uberaba e contribuíram sobremaneira para a formação de profissionais das mais diversas áreas de atuação”. Ela ressaltou que o Colégio busca sempre se atualizar e tem a “convicção de que o conhecimento serve à mais nobre causa de defesa dos direitos humanos e que dentro desta filosofia humanista que a ação pedagógica da escola busca desenvolver em seu aluno a construção da cidadania”, concluiu.

A loja Carlão Materiais para Construção foi inaugurada em 25 de julho de 1995. À época, ocupava área de 800 metros quadrados, sendo apenas 18 para atendimento ao público. Em seis anos expandiu seu espaço para sede própria com 2.400 metros quadrados e desde então não parou de crescer, estando presente hoje com matriz e filial, além da unidade em construção no Distrito Industrial 2. Uma das maiores do ramo no Triangulo Mineiro, emprega, atualmente, 75 colaboradores diretos e mais de 200 indiretos.

Em seu pronunciamento, Carlão agradeceu aos colaboradores da empresa e compartilhou com eles e com a família a homenagem recebida. Ao destacar que sua empresa é, atualmente, a terceira maior do Triângulo Mineiro no ramo de materiais de construção, ele destacou os momentos de luta e dedicação, não apenas dele, mas de toda a família e do corpo de funcionários. Ao final, agradeceu também aos clientes e fornecedores.

Após o posicionamento de todos os vereadores presentes em plenário cumprimentando as duas homenageadas, o presidente do Legislativo, Luiz Humberto Dutra destacou a importância do Colégio Nossa Senhora das Dores ao citar que a homenagem ali recebida não representa apenas o papel do diploma entregue, mas o reconhecimento do mérito de um colégio que não se preocupa exclusivamente com a transferência de conhecimento, mas sim com a criação de oportunidades para a construção de verdadeiros seres humanos. “A Educação é o único caminho para emancipar o homem. O desenvolvimento sem a educação são como riquezas para alguns privilegiados inúteis”, disse.

Em relação à Carlão Materiais para Construção, Dutra ressaltou a dedicação do empresário aliada à sua simplicidade. Ele fez questão de lembrar o momento de emoção dele ao se pronunciar quando recebeu a homenagem, citando que “um homem que é capaz de se emocionar está noutro patamar e possui sensibilidade e tem a grandeza de perceber o sofrimento alheio e demais emoções que a vida lhe reserva”, concluiu o presidente da Câmara ao cumprimentar a todos que integram a empresa, inclusive os familiares de Carlão.

Jorn. Márcio Gennari

Departamento de COmunicação