Câmara irá discutir doação de órgãos

07/08/2015 08:36

Está definida a pauta da segunda reunião ordinária da Câmara Municipal, terça-feira (11). Além da aprovação dos requerimentos e indicações que serão apresentados pelos vereadores, estará presente na reunião o coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, o médico Ilídio Antunes de Oliveira Júnior. O convite partiu do vereador Edmilson de Paula (PRTB) para que sejam apresentados aos vereadores informações, projetos e campanhas sobre doação de órgãos no município.

Para Edmilson a visita de Ilídio será produtiva, esclarecedora e necessária. “Acredito que a melhor forma de aumentar o número de doações é através da informação”.   Para o vereador é preciso levar o assunto para todos os setores da sociedade. Inclusive, lembrou que recentemente, em reunião com a secretária da Superintendência Regional de Ensino, Marilda Ribeiro Rezende, solicitou que as escolas da rede estadual de ensino abram suas portas para que técnicos da Organização de Procura de Órgão façam palestras, conscientizando os alunos sobre doação de órgãos. “Entendo que é necessário massificar o assunto junto aos alunos. São eles que levam as informações para dentro de suas casas”, disse.

Dados. De acordo com balanço divulgado pelo HC-UFTM, de janeiro a junho, no trabalho de busca ativa, dentre os 487 possíveis doadores, a Comissão realizou 60 entrevistas com familiares, o que resultou em nove casos de doações autorizadas. Do total de entrevistas, 58 visaram exclusivamente à doação de córneas. No período, foram registradas 18 captações de córneas e dois rins. Houve 23 transplantes de córneas e três de rins. Dos 487 potenciais doadores, após avaliação, 224 tiveram contra-indicação médica e 30 estavam com família ausente, circunstâncias que impedem a entrevista sobre a possibilidade de doação. Outras 35 famílias não autorizaram a retirada de órgãos. Houve, como critérios de exclusão, ainda, 17 casos de doadores com sorologia positiva para doenças impeditivas à doação, 106 fora da faixa etária indicada pra doação de órgãos, três alegações de não doação devido a motivos religiosos e três casos de optantes em vida pela não doação. Em dois casos, os óbitos haviam ocorrido há mais de seis horas, o que também impossibilita o procedimento.

Jorn. Cássia Queiroz

Departamento de Comunicação da CMU