Câmara já economizou R$ 64 mil com Sistema implantado na Casa

17/09/2014 00:00

O Sistema de Indicação, Requerimentos e Protocolos (Sirp) implantado há quase um ano na Câmara Municipal de Uberaba possibilitou uma economia de, aproximadamente, R$ 64 mil. Convidado pelo presidente do Legislativo, vereador Elmar Goulart (SD), o empresário José Bessa Ferreira, da Unika Informática, esteve no Plenário nesta quarta-feira (17) falando sobre os resultados e a apresentação da nova versão do Sistema.

Bessa explicou que o Sirp foi implantado de modo experimental em junho do ano passado, sendo oficializado em novembro, através da Resolução 3.231/2013, que realizou alterações no Regimento Interno da Casa.

Segundo o empresário, a primeira etapa do projeto, destinada ao apoio parlamentar, foi concluída, envolvendo o protocolo de requerimentos, indicações e projetos via web. Ou seja, através do Sistema, o vereador registra seus pedidos no departamento competente, do seu próprio gabinete ou de onde estiver (com acesso a internet), sem risco de a requisição ser extraviada.

De acordo com Bessa, a segunda etapa, que terá início a partir do dia 22 deste mês, será para a ampliação do Sistema também ao processo legislativo e a implantação da assinatura digital, mas para que isso aconteça dependerá da CMU contratar o Sistema de Certificado Digital.

Com esta nova versão, será possível a realização de pesquisas online, no âmbito interno, onde o vereador poderá se informar em qual setor da cidade tem feito mais solicitação e onde ele precisará dar uma atenção maior. "Trata-se de uma interação mais digital do que física, fato que irá cortar gastos de suprimento, mais dimensão para os funcionários e mais resultados de produtividade para o vereador", disse Bessa, que acrescentou, "no período em que estive como diretor do Departamento de Informática da Câmara, me comprometi com a Casa de que iria implantar um sistema que fizesse a diferença, mesmo não estando mais no cargo, e como não sou deixar um trabalho pela metade, estou dando continuidade no projeto".

Segundo ele, a Câmara de Uberaba foi a primeira a informatizar o departamento de protocolos e requerimentos em um raio de aproximadamente 500 quilômetros.

O responsável pelo Sistema explicou, ainda, que o mesmo nasceu da necessidade da agilidade, economia, segurança da informação e da disponibilidade. Se antes levava-se 12 dias para tramitar um documento, hoje isto acontece em três horas e com a implantação de uma nova versão, passará a ocorrer em questão de segundos. "É um sistema de alta velocidade e totalmente ágil. Os vereadores e assessores terão menos esforço físico e mais esforço digital, com informações disponíveis em tempo integral a qualquer tempo", afirmou o empresário.

Atualmente o Sistema suporta 59 usuários ao mesmo tempo, sem perder velocidade. Entre os números apresentados por Bessa, no período em que o Sistema está funcionando foram quase 10 mil protocolos realizados, com 10% de indicações, 23% de requerimentos, além dos projetos em tramitação e rejeitados. Quanto à produtividade, as aprovações registradas na Casa ficaram em 74% para os projetos, protocolos, requerimentos e indicações.

Bessa lembrou, também, que além da economia com o deslocamento de pessoas, combustível, papel, comunicação, tinta, tonner, protocolo, entre outros, a mudança também está contribuindo para a questão ambiental, pois estão economizando papel. Ele disse que a projeção para o próximo ano é buscar mais eficiência, economia e versatilidade.

Com a nova versão, os usuários terão acesso a um designer moderno e avançado, informações com menus intuitivos e de forma bastante clara, além da segurança, que será efetivada através da certificação digital. A intenção é de instalar uma tela de computador para cada vereador, o que vai praticamente extinguir o uso de papel no Plenário.

O vereador Franco Cartafina (PRB) comentou que já havia protocolado este pedido, pois entende que certamente vão fazer uma grande economia de papel. Ele lembrou que para corrigir apenas uma folha de uma emenda, por exemplo, perde-se pelo menos 14 folhas de uma só vez, uma para cada vereador.

Já o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) comentou que também já pediu a criação do Requerimento Eletrônico, que poderá agilizar muito a apresentação da demanda de cada vereador. Ele demonstrou preocupação com o assunto, devido à necessidade de agilizar o encaminhamento das demandas da comunidade ao Poder Executivo.

Ripposati sugeriu que a Codiub faça um link para a ligação do sistema deles com a Prefeitura e a Câmara, possibilitando que os Requerimentos e Indicações sejam encaminhados às devidas secretarias praticamente em tempo real.

Para Franco, tudo o que puder ser feito para contribuir com o trabalho dos vereadores é válido. Já Ripposati disse que pessoalmente quer que o projeto dê certo, mas afirmou que tem apego por cada Requerimento apresentado. Ele lembrou que às vezes demora quatro anos para ter uma situação atendida pelo Executivo, e que é preciso ter responsabilidade com o que se faz. O vereador citou como exemplo que passou dois dias no bairro de Ponte Alta, ouvindo a população e as demandas necessárias.

Como já afirmou anteriormente, Ripposati voltou a dizer que quer respeito e que o prefeito valorize os pedidos dos vereadores. "Eu honro e tenho responsabilidade com cada pedido meu, mas quero ser respeitado", finalizou o parlamentar que afirmou ter mais de mil requerimentos protocolados na Casa.

Ao final da palestra, Bessa alertou aos vereadores sobre a importância de que convoquem os assessores e que eles participem do treinamento necessário para alimentar o sistema e assim conseguir a tingir seus objetivos.