Câmara Municipal apoia o Projeto Mulheres da Paz

25/05/2011 00:00

Câmara Municipal apoia o Projeto Mulheres da Paz

Presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Luiz Dutra (PDT), e vereador Carlos Godoy (PTB) participaram de evento de Projeto Mulheres da Paz. Trazida para Uberaba em dezembro de 2009, a iniciativa é resultado de um convênio entre a Prefeitura de Uberaba – através da Secretaria de Desenvolvimento Social – e o Ministério da Justiça – por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública. O principal objetivo é contribuir para a consolidação da política de cultura de paz e fortalecer as redes de prevenção e enfrentamento da violência através da experiência de vida e força de 100 mulheres, líderes comunitárias e de baixa renda, selecionadas e capacitadas pelo programa.
Durante dois dias consecutivos (19 e 20), o Plenário da Câmara Municipal foi palco de palestras com a finalidade de esclarecer as mulheres sobre temas políticos e sociais. O Delegado de Polícia, Paulo Henrique Delladona, discorreu sobre “Violência de Gênero e suas implicações Sociais”, com ênfase nas leis que garantem a proteção das mulheres e direitos humanos.
No dia seguinte, Presidente Dutra explicou sobre as funções do Poder Legislativo, bem como a estrutura administrativa da Câmara Municipal de Uberaba. Ele destacou a relevância do papel de mediadoras da comunicação entre Poder Público e população que as mulheres desempenham dentro do projeto. “A iniciativa é de grande importância, uma vez que envolve mulheres da própria comunidade em ações em prol da paz”.
Vereador Carlos Godoy, por sua vez, cumprimentou a iniciativa que une população e Poder Público na resolução dos problemas. “No cumprimento das leis é preciso que a sociedade atue em conjunto”. Para dar suporte aos trabalhos, o parlamentar solicitou a disponibilização do Estatudo da Igualdade Racial, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Maria da Penha e Constituição Federal para as integrantes do grupo.
As palestras integram um conjunto de ações do projeto para instruir e preparar as associadas para atuação junto à comunidade. Ao que concerne ao Legislativo, os vereadores afirmam que a Casa está de portas abertas para receber as mulheres que trabalham em prol da população.