Câmara Municipal autoriza doações de terrenos para a Igreja Católica

10/12/2015 16:05

A Arquidiocese de Uberaba foi beneficiada com as doações de duas áreas públicas, a chamada concessão de direito real de uso de área. As votações aconteceram durante a reunião desta quarta-feira (9), no Plenário da Câmara Municipal.

Um dos terrenos, com 1.000 metros quadrados, será destinado à paróquia Nossa Senhora de Lourdes, para a construção da Capela Santa Paulina. O terreno fica situado no Loteamento Princesa do Sertão I,

O objetivo da igreja é o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos na comunidade, tanto realizando trabalhos de evangelização, assim como desenvolvendo atividades de cunho social, resgatando e promovendo a dignidade humana.

O padre Manoel Messias, que acompanhou a votação, explicou que a paróquia não pretende apenas construir uma capela, mas atingir projetos sociais, com cursos profissionalizantes, voltados para as famílias carentes dos bairros situados naquela região

Uma emenda de autoria do vereador Samir Cecílio (PSDB) foi aprovada. A concessão a área vale para um período de 20 anos e o vereador propôs que o prazo seja prorrogado por mais 20 anos, conforme já vem sendo feito com outros projetos semelhantes.

O outro terreno doado, com 2.476,65 m2, fica situado no Loteamento Residencial Tancredo Neves e será destinado a Paróquia de Santa Edwiges. No local será construída uma Igreja Católica com um Centro Comunitário, para atendimentos sociais e pastorais.

O padre Alessandro Bobinton acompanhou a votação. De acordo com ele, a Paróquia de Santa Edwiges é a mais nova da cidade, criada há dois anos. Ele explicou que a igreja quer expandir os trabalhos, pois apesar de ser uma paróquia pequena, tem uma responsabilidade social muito grande. “Agora, com o terreno, nós teremos espaço para desenvolver ações sociais e construção da capela”, disse o padre, citando alguns dos benefícios.

A paróquia trabalha com voluntários, que atendem 28 famílias na pastoral da criança, com visitas domiciliares mensais, acompanhamentos das crianças com pesagem, avaliação nutricional e orientação familiar. É desenvolvido também um trabalho semanal junto a Casa Madre Teresa de Calcutá, instituição que atende pessoas do sexo feminino, dependentes de substâncias psicoativas. Cerca de 60 internas recebem orientação, aconselhamento e apoio. Além desses atendimentos, a paróquia é responsável pela direção da creche Frei Gabriel de Frazzano, localizada no Jardim Espírito Santo, que atende a aproximadamente 80 crianças, do berçário aos cinco anos de idade.

A entidade também realiza outras atividades, como entrega de cestas básicas, missas, catequeses, encontro de jovens e palestras sócio-educativas.

Associação - A Câmara também aprovou a doação de uma área pública para a Associação Seguidores do Caminho. O terreno de 504 metros quadrados fica situado no conjunto Alfredo Freire, onde a entidade pretende construir uma sede própria.

O coordenador da Associação, que atualmente funciona em imóvel alugado, Tiago Fernandes Borges, participou da votação no Plenário. Uma emenda assinada pelo líder do prefeito, vereador Elmar Goulart (SD) e pelo presidente Luiz Dutra (PMDB), fez uma pequena correção na descrição da área.

A entidade beneficiada com a doação foi criada em 2009, com o objetivo de abrigar jovens e adultos recém-saídos de Comunidades Terapêuticas, com vínculos familiares rompidos, sem condições de moradia e subsistência, e que muitas vezes tornavam-se moradores de rua. O trabalho da Associação visa à reinserção social desses jovens e adultos, com atendimento biopsicossocial.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU