Câmara oficializa o Memorial Chico Xavier e regulariza transferência para a FCU

25/02/2016 09:00

Dois projetos encaminhados pelo Poder Executivo (PLC 03 e PL 10) regularizaram a transferência da administração do Memorial Chico Xavier para a Fundação Cultural de Uberaba (FCU). Os projetos ainda criaram oficialmente o Memorial, que até então estava sob a responsabilidade do Instituto Chico Xavier.

Com isso a FCU passa a ser oficialmente responsável por três museus, o Memorial, o Museu de Arte Sacra (MAS) e o Museu de Arte Decorativa (MADA). A presidente da Fundação, Sumaira Oliveira, explicou que a mesma também ajuda indiretamente a administrar outros cinco museus particulares da cidade.

De acordo com Sumaira, a alteração cumpre uma demanda de mais de dez anos. “A câmara está cumprindo uma demanda histórica, é um grande avanço na política de museus na cidade”, afirmou a presidente da FCU.

Ainda de acordo com a representante da Fundação, era necessária a criação de um departamento específico, no caso o Departamento de Museus, no qual constam oito vagas, inclusive para a função de museólogo. Questionada pelos vereadores sobre o possível aumento nos gastos, Sumaira explicou que a previsão orçamentária já foi aprovada pela Câmara e, portanto, a criação do departamento não terá nenhum impacto na folha de pagamento, uma vez que o dinheiro será remanejado.

Ainda segundo a presidente da Fundação, pela primeira vez a cidade conta com um museólogo, uma vez que nenhum dos museus particulares da cidade tem condições de contratar um profissional responsável. O museólogo Carlos Vitor, que passou em um processo seletivo da FCU, também esteve no Plenário. Ele contou que é de Uberaba e que ao longo de sua formação percebeu que os museus precisam ter uma administração própria, de uma gestão especifica, que contemple as necessidades da área.

Apenas uma emenda, de autoria do vereador Samir Cecílio (PSDB), foi aprovada no PLC. Ela alterou o artigo 3º, no qual constavam os nomes dos museus que integram a área de competência da Fundação e “qualquer outro equipamento cultural que viesse a ser constituído no Município”.

Porém, o vereador entendeu que qualquer outro equipamento que venha a ser criado na cidade, a competência da FCU terá antes que ser votada e passar obrigatoriamente pela Câmara. Na no Projeto de Lei que criou o Memorial, foram aprovadas duas emendas, sendo uma de autoria do vereador Marcelo Machado Borges “Borjão” (DEM), que determina a divulgação das receitas e despesas da manutenção do Memorial no portal eletrônico. Outra emenda, de autoria do presidente Luiz Dutra (PMDB), apenas corrigiu o endereço onde está situado o Museu. Os projetos agora seguem para a sansão do prefeito Paulo Piau.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU