Aconteceu hoje (20), no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba, a plenária final da etapa regional do Parlamento Jovem (PJ) – Pólo Triângulo e Noroeste. Participaram desta fase, além dos alunos de Uberaba, 60 estudantes e coordenadores das cidades de Uberlândia, Unaí, Conceição das Alagoas e Iturama. Durante a reunião estiveram presentes o presidente da Mesa Diretora, vereador Luiz Humberto Dutra (SD), o vereador Franco Cartafina (autor da Resolução que instituiu o PJ em Uberaba), além de autoridades e colaboradores das cidades que participam do projeto.

Neste ano, o Parlamento Jovem foi ampliado para 38 cidades, 12 a mais que em 2014. Cada cidade compõe um dos oito pólos regionais: Central, Centro-Oeste, Médio Piracicaba, Norte e Jequitinhonha, Sul de Minas I, Sul de Minas II, Triângulo e Noroeste, e Zona da Mata.

A coordenadora do Parlamento Jovem em Uberaba, Rochelle Bazaga, destacou que, até 2013, o projeto contava apenas com duas etapas, a municipal e a estadual. A etapa regional foi adotada em 2014, com o objetivo de permitir a ampliação do número de participantes – na edição 2015, são 158 escolas, 1.494 estudantes e 169 monitores envolvidos. As escolas envolvidas no projeto em Uberaba são: Colégio Marista Diocesano, Colégio Liceu Albert Einstein, Colégio Cenecista Doutor José Ferreira, Escola Estadual Nossa Senhora da Abadia, Escola Estadual Minas Gerais e Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. “Com essa abrangência, o novo formato propicia maior participação dos municípios, escolas e estudantes. Hoje, alunos estiveram reunidos para analisarem, discutirem e votarem as propostas que permanecerão no documento-base”, contou a coordenadora. Após essa seleção, cada pólo redigirá um documento que servirá de base para as discussões na plenária, que será realizada em Belo Horizonte. Nessa edição, o tema escolhido foi “Segurança Pública e Direitos Humanos”.

 

Jornalistas

Diva Luce e Karla Ramos

Dep. Comunicação

20/08/2015

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020