Cartafina pede adesão da cidade ao Programa Estação Juventude

20/08/2013 00:00

Cartafina pede adesão da cidade ao Programa Estação Juventude
O vereador Franco Cartafina (PRB) está defendendo a adesão da cidade ao Programa Estação Juventude, através do qual o município poderá enviar propostas e plano de trabalho para a Secretaria Nacional de Juventude. Ele enviou o Requerimento número 1.386 ao prefeito Paulo Piau. Ao falar sobre o tema no Plenário da CMU, Franco explicou que serão selecionados projetos para os anos de 2013 e 2014 para municípios no valor máximo de financiamento pela SNJ, ou seja, de R$ 258 mil para cada um.
O programa tem a finalidade de promover a inclusão dos jovens, com a ampliação do acesso às políticas públicas por meio destes equipamentos públicos, através de informações sobre programas e ações, além de orientação, encaminhamento e apoio para que eles próprios tenham condição de construir suas trajetórias e buscar as melhores formas para a sua formação. Os espaços contarão com gestores capacitados para fornecer informações e desenvolver atividades que facilitem o acesso dos jovens a serviços e políticas públicas que atendem às suas necessidades.
Franco também explicou que o objetivo principal é instalar espaços públicos de atendimento, visando ampliar o acesso de jovens de 15 a 29 anos – principalmente aqueles que vivem em áreas vulneráveis - à políticas, programas e ações que assegurem seus direitos de cidadania e ampliem sua capacidade de inclusão e participação social. Outro aspecto importante é o de oferecer tecnologia social para o desenvolvimento de Políticas Para a Juventude (PPJs) permanentes e locais para e com a juventude, por meio de ações que instauram conexões sociais e geram novos serviços. Também será possível criar redes de emancipação da juventude, em especial para os jovens de territórios com dificuldades de garantia de acesso aos direitos.
Segundo o vereador, ele já conversou com a secretária de Assistência Social, Ângela Martins Dib Rezende, e a adesão ao Programa deverá ser feita através da Seds.