Cartafina propõe a criação de um aplicativo para celulares com acesso a linhas e horários dos ônibus

28/02/2014 00:00

O vereador Franco Cartafina (PRB) quer que a Prefeitura crie um aplicativo para celulares e tablets, através do qual poderá disponibilizar gratuitamente para a população um sistema de controle de linhas e horários do transporte coletivo em Uberaba. Um Requerimento com o pedido foi enviado ao prefeito Paulo Piau.

Franco comentou que um software semelhante foi desenvolvido pelas empresas Vertram e Framework, disponibilizando aos usuários do transporte coletivo de Uberlândia o horário e as rotas de todas as linhas de ônibus da cidade. O aplicativo é chamado de Sistema Integrado de Transporte (GeoSIT).

De acordo com o vereador, a melhoria do transporte público passa pela qualidade na prestação do serviço e a facilidade do usuário em ser atendido. Na cidade vizinha, desde a sua criação o programa teve a adesão de 12 mil usuários, número que cresce cada vez mais.

Para Franco, a eficiência e a facilidade na prestação do serviço devem ser oferecidas ao usuário de Uberaba. "Dessa forma solicitamos estudos para que este aplicativo seja adotado em nossa cidade", acrescentou. Ele destacou ainda que poder acessar as linhas através do celular seria uma facilidade para os usuários, uma vez que os aplicativos são muito simples de baixar e de utilizar. "Gostaria que isto fosse viabilizado o mais rápido possível", finalizou.

O vereador Samir Cecílio (SDD) pediu para assinar o Requerimento. Ele afirmou que o aplicativo realmente será de grande valia, além de ser algo fácil e barato de viabilizar.

Segundo informações do site da GeoSIT, todos os ônibus da frota de Uberlândia são monitorados durante toda operação das 101 linhas do Sistema Integrado de Transporte e para o atendimento das vans do transporte acessível, chamado de Porta-Porta. As transmissões ocorrem em cada um dos 2 mil pontos de paradas e entidades cadastradas.
São aproximadamente 800 mil registros de posição por dia, gerando 3 GB de dados a cada mês.