O vereador Franco Cartafina (PRB) está propondo a criação de mais uma comenda, o Mérito do Agronegócio, a ser entregue pela Câmara Municipal. O objetivo é de homenagear pessoas ou entidades que se destacaram pelos serviços prestados no município no segmento agropecuário e/ou que tenham contribuído de forma relevante para o fomento e desenvolvimento da cidade.

De acordo com o Projeto de Resolução, ao todo seriam homenageadas três pessoas,físicas ou jurídicas, que vão receber medalha e certificado. A solenidade deverá acontecer a cada dois anos, entre os dias 28 de abril e 10 de maio,durante a realização da Expozebu.

Uma Comissão deverá ser formada para escolher os homenageados, formada por um representante da Câmara Municipal, no caso o Presidente da Comissão Permanente de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio, além de dois representantes do Sindicato Rural de Uberaba, um representante das Faculdades Associadas de Uberaba – FAZU, e um representante da Emater regional.

Após as escolhas, os nomes definidos pela Comissão serão homologados pela CMU através de Resolução. O vereador destacou a importância no cenário econômico, lembrando que o agronegócio é um dos principais setores da economia nacional, e responsável por cerca de 1/3 do produto interno bruto do Brasil, sendo que Uberaba ocupa a quinta colocação no ranking brasileiro dos municípios que mais movimentam a economia agropecuária. Além disso, a cidade também possui o maior PIB agrícola do Estado de Minas Gerais, e o quarto lugar do Brasil. 

Para Franco, nada mais justo que homenagear as pessoas e entidades responsáveis por este importante segmento, que é o pilar de sustentação da economia da cidade, seja em emprego, renda, e até mesmo na manutenção do Produto Interno Bruto (PIB). Ele também explicou que o homenageado poderá ser ou não da cidade, como um ministro ou cooperativa, por exemplo.

Ainda de acordo com o vereador, a representatividade de Uberaba no seguimento é reconhecida tanto no Estado como no país. “A cidade tem muita tradição no setor, na tradição na busca pelo gado zebu e entidades significativas, como a própria ABCZ, bem como produtores, que levam o nome de Uberaba até para fora do país”, acrescentou.

Segundo o representante da Câmara Municipal, a comenda pode até mesmo servir como mais um estímulo para o desenvolvimento ainda maior do setor. 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020