Cartafina solicita pesquisa sobre uso e ocupação do solo em Uberaba
O gerente-geral da Embrapa Gestão Territorial, doutor Claudio Spadotto, foi solicitado, via ofício, para que o órgão faça uma pesquisa que resultará no diagnóstico de uso e ocupação das terras e adequabilidade sustentável no município de Uberaba. 
A solicitação foi encaminhada pelo vereador Franco Cartafina, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio da Câmara de Municipal. O parlamentar pondera que será necessário levantar recursos para arcar com os custos inerentes à pesquisa que contemplará quatro pontos fundamentais: o mapeamento da ocupação e do uso das terras no município; a adequabilidade ambiental de cada um desses usos; os resultados sociais, econômicos e ambientais da dinâmica da ocupação e do uso agrícola nos últimos dez anos e as recomendações para uma melhor gestão territorial da agricultura visando a ampliar sua sustentabilidade. 
Franco apresentou o pedido durante reunião com o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, em Campinas (SP), na semana passada, para conhecer a real dimensão, científica e técnica, sobre como está o uso e ocupação da terra no município, que é hoje o 1º PIB do agronegócio mineiro e o 4º  do Brasil.
 No encontro com o doutor Evaristo, o vereador foi acompanhado pelo secretário municipal de Agricultura, Danilo Siqueira Campos, o presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Romeu Borges de Araújo Júnior, o secretário municipal de Meio Ambiente Vinícius Rodrigues e o assessor do ministro da Agricultura Fabiano Elias. "São atores importantíssimos neste processo, representam o governo e instituições ligadas ao agronegócio no município, e contribuirão de forma decisiva para que possamos realizar esse estudo que nos subsidiará na montagem de políticas que atendam ao setor", destaca Franco.
Rose Dutra – assessora de imprensa do vereador

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020