Cemitérios de Uberaba passarão a dar maior transparência a serviços e informações

18/09/2019 09:09

Projeto 273/19, de autoria do vereador Thiago Mariscal (MDB), foi aprovado pelo Plenário da Câmara Municipal nesta terça-feira (18/9) e prevê que dados relacionados aos sepultamentos, serviços, obras e demais procedimentos feitos nos cemitérios do município sejam de conhecimento público. “Infelizmente nosso gabinete já foi procurado por cidadãos indignados, devido a sepultamento de ente querido em local errado. Pode parecer improvável esse tipo de situação, mas aconteceu”, relata o vereador autor.

No projeto, Mariscal contempla a melhoria das informações repassadas ao público, viabilizando acesso ao número de jazigos disponíveis, a quantidade de túmulos existentes, com números das sepulturas e datas dos sepultamentos, tabelas de preços; além de discriminação de prestadores de serviços, empresas que são contratadas para realizar obras, entre outras informações. O líder do prefeito na Câmara, vereador Rubério Santos (MDB), disse que “apesar de algumas informações já fazerem parte do portal da transparência, é salutar ampliar as informações”.

Para o vereador Thiago Mariscal, evitar transtornos como o das famílias envolvidas no erro de sepultamento é muito importante. “Tanto a família dona do túmulo, no qual ocorreu o equívoco, quanto a família da pessoa sepultada em local errado sofreram dor e constrangimento irreversíveis. É preciso dar mais visibilidade a todos os serviços e obras que são de responsabilidade do Poder Público, justamente para termos mecanismos de melhor fiscalização”, afirma.

Renata Thomazini – Dep. de Comunicação

18/09/2019