China contrata perito ambiental para analisar as dependências do Frigorífico Boi Bravo
O abaixo-assinado liderado pelo vereador Paulo César Soares – China (SDD) pedindo que o curtume Boi Bravo seja transferido do bairro Costa Teles para área apropriada, chega a 30 mil assinaturas. Segundo o vereador, com este número, já lhe dá amparo legal para protocolar junto ao Ministério Público a petição que dará origem ao projeto de iniciativa popular, para fechar ou transferir de local o frigorífico.
Para dar mais respaldo ao seu pedido, China contratou um perito para emitir um laudo técnico ambiental, para constatar o impacto que o frigorífico pode estar causando no meio ambiente. Para que o trabalho do perito possa ser realizado, o vereador está entrando com uma medida judicial para que o profissional tenha acesso às dependências da empresa.
Paulo Cesar disse que ainda espera uma negociação amigável entre a Prefeitura Municipal e o proprietário do frigorífico, que demonstrou, na última reunião realizada com o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Fernandes, interesse em negociar a área. O subsecretário informou ao vereador que recentemente um grupo de empresário de Belo Horizonte visitou o local e aguarda da PMU um laudo descritivo informando o tamanho exato do terreno que poderá ser utilizado, levando em conta a área de proteção ambiental, que precisa ser protegida. Fernandes assegurou que dentro de 20 dias já terá um posicionamento dos empresários.
 China disse que irá aguardar o prazo mencionado pelo subsecretário. Se nada for concretizado irá prosseguir com o projeto de iniciativa popular pedindo a transferência ou o fechamento do curtume. "Entrarei também, junto ao Ministério Público, com uma medida judicial contra o município, alegando que durante todo esse tempo, mais de 20 anos, foi omisso com suas obrigações. Mesmo ciente dos problemas ambientais e sanitários causados pelo frigorífico, o poder público não fez nada", destacou.
Outra situação que tem preocupado o vereador Paulo César é quanto a uma área aberta de aproximadamente 1.500 m², localizada em frente ao Conjunto Silvério Cartafina, de propriedade do Curtume Boi Bravo. Segundo o vereador, o terreno está tomado por entulhos e lixos, local propício para a proliferação do mosquito da dengue e de onde saem bichos peçonhentos, colocando em risco a saúde dos moradores do conjunto. China esteve com a equipe de reportagem da TV Câmara no local, para registrar o perigo que as famílias estão expostas. 

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020