China quer Audiência Pública para discutir reajuste da tarifa de ônibus

14/01/2014 00:00

O vereador Paulo César Soares – China (SDD) defende a realização de uma Audiência Pública para discutir o reajuste da tarifa do transporte coletivo urbano na cidade. Ele demonstrou sua indignação com o anúncio de que o Executivo pretende autorizar o aumento, sem que a decisão passe por votação na Câmara Municipal de Uberaba.

“Eu quero deixar claro a toda a população que sou 100% contra o aumento da tarifa”, afirmou China. Ele destacou, ainda, que o valor da passagem de ônibus em Uberaba é a mais cara de todo o Brasil. “As duas empresas que prestam este serviço para a população são milionárias e não cumprem com as devidas obrigações”, acrescentou. Ele citou como exemplo quea maioria dos bairros periféricos da cidade não tem abrigos. Para ele, é o mínimo que as empresas deveriam oferecer aos usuários, principalmente idosos e crianças, que são obrigados a ficar debaixo de um sol de 40 graus e na chuva.

Para o vereador, “o prefeito Paulo Piau vai autorizar um reajuste exorbitante, que vai mexer com o bolso da classe trabalhadora mais mal remunerada deste país. China defendeu a realização de uma Audiência Pública, antes do aumento, envolvendo tanto a sociedade, quanto com o Poder Executivo e a Câmara Municipal, para discutir valores.

O vereador ainda comparou a situação com a cidade de Montes Claros, que tem 500 mil habitantes, e onde a passagem de ônibus atualmente custa R$ 2,40. Segundo ele, visitou a Câmara e a prefeitura daquela cidade e confirmou que não existe previsão de aumento este ano.

De acordo com o parlamentar, nos feriados e finais de semana a demora dos ônibus é um sofrimento para quem precisa do transporte coletivo. “Se o prefeito conceder o aumento antes de uma Audiência, ele está demonstrando que não tem condição de administrar Uberaba em prol dos menos favorecidos”, concluiu China.