Chiquinho alerta para risco de uma nova epidemia de dengue

23/11/2011 00:00

Chiquinho alerta para risco de uma nova epidemia de dengue
O vereador Francisco de Assis Barbosa - Chiquinho da Zoonoses (PR) demonstrou preocupação com a prevenção e o combate a dengue na cidade de Uberaba. Durante pronunciamento no plenário da Câmara Municipal, o parlamentar lembrou que os agentes do Centro de Controle de Zoonoses trabalham nas partes baixas das residências, mas não estão demonstrando a mesma preocupação com o alto, com as caixas d’água e as calhas, onde os mosquitos também se proliferam.
Chiquinho convidou os integrantes da Comissão de Saúde e demais vereadores para realizarem uma visita a Zoonoses. Ele citou como exemplo um pedido de ajuda que recebeu dos moradores do Residencial Nova Era, que estão preocupados com a quantidade de lixo jogado naquela região, se transformando em focos do mosquito. De acordo com o vereador, durante uma visita foram encontrados oito focos de larvas de mosquitos, apesar de não ser possível saber se era da dengue ou não. Problemas semelhantes estão sendo enfrentados por moradores do bairro Jardim Copacabana, bem como outros conjuntos novos, lembrou Chiquinho.
Para o representante da CMU, os funcionários da Zoonoses não estão dando conta de realizar o serviço necessário em toda a cidade. Ele contou que já pegou dengue na casa dele, assim como a esposa e o neto, e admitiu ter medo de contrair a doença novamente.
O vereador Lourival dos Santos (PCdoB) sugeriu que o diretor da Zoonoses compareça a Casa para prestar esclarecimentos, o mais rápido possível. Chiquinho também demonstrou preocupação com as casas fechadas, pois entende que se os agentes não conseguem entrar, deve fazer valer a parceria com o Ministério da Saúde e, principalmente, com o Ministério Público, para que consigam ter acesso a estes locais, se necessário por meio judicial. O objetivo é evitar uma nova epidemia de dengue em Uberaba.
Já o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), lembrou que devem ser realizadas, no mínimo, seis visitas anuais em cada casa. “Como saber se isto está sendo cumprido?”, questionou ele. Segundo Ripposati, é preciso que o município dê respostas aos vereadores, e isto não está acontecendo. Ele também lembrou que o colega Chiquinho já enviou Requerimento ao Executivo, neste sentido, e até agora não obteve resposta.