Chiquinho Cavalcante recebe homenagem do Poder Legislativo

03/06/2014 00:00

O Plenário recebeu hoje (03) a presença de Francisco Cavalcante do Nascimento (Chiquinho Cavalcante) para receber a Homenagem Especial "pelos seus cem anos de vida". Chiquinho foi recepcionado pelo vereador Marcelo Machado Borges –Borjão (DEM), autor da homenagem, que o conduziu até a Mesa de Honra.

Durante a cerimônia, Chiquinho recebeu os cumprimentos de todos os vereadores presentes e também dos convidados que compuseram a mesa, juntamente com os vereadores integrantes da Mesa Diretora, o vice-prefeito Almir Silva (representando Paulo Piau) e Rivaldo Machado Borges Júnior, representando a ABCZ.

Vereador Borjão discursou em nome do Poder Legislativo atendendo a um pedido do presidente da Casa, Elmar Goulart (SD). Em seu pronunciamento, disse que Chiquinho Cavalcante foi um dos precursores da vinda e exportação da raça zebuína, numa época difícil, “quando os transportes ainda eram precários. Ele com determinação e desenvoltura era a garantia da missão cumprida, sendo exemplo de várias e posteriores comissões de gado”.  Borjão frisou ainda "que promover esta solenidade é realmente um orgulho para o Legislativo, não apenas pela história e longevidade do ilustre homenageado, mas pelo apreço e confiança que Chiquinho Cavalcante nos distingue através da sua presença forte entre nós".

Em seu pronunciamento,Chiquinho agradeceu Borjão e a todos os vereadores pela homenagem.

Convidado a pronunciar, Almir Silva começou seu discurso tecendo elogios aos vereadores presentes no plenário e ao homenageado. "Temos que agradecê-lo por ser uma pessoa tão generosa, bom pai de família, um exemplo. Estar aqui prestando essa homenagem é uma honra. Gostaria de chegar aos meus 100 anos, caso chegue, comum legado como o de Chiquinho. O senhor está aqui com uma história de vida muito bonita", destacou.

Rivaldo Machado fez questão de demonstrar seu orgulho em falar de Chiquinho, "um grande amigo de minha família”. De acordo com Rivaldo, devemos tirar o chapéu para Chiquinho, pois é um homem que conseguiu transportar riquezas para outros Estados. "O senhor merece nosso reconhecimento pelo seu trabalho e por chegar aos 100 anos de vida com tanta lucidez", completou.

A história de Chiquinho relatada no plenário mostrou aos presentes que o homenageado foi um desbravador que cavalgou por todo o canto do país como comissionário de gado, ajudando a espalhar o Zebu de Uberaba pelo Brasil afora.E que também fez história na ABCZ, ocupando o cargo de gerente geral responsável pelo Parque Fernando Costa durante as exposições da associação, na década de 60. Chiquinho comissionou gado até de trem - levou, em 1975, 2000 cabeças de gado Zebu de Uberaba até a Bolívia.

Borjão encerrou a homenagem dizendo que trabalhar de maneira incansável, como fez o senhor Chiquinho Cavalcante, é dignificante. "Motivo de alicerce e exemplo a ser seguido pelas futuras gerações".