Chorocultura recebe homenagem da CMU

23/11/2009 00:00

Chorocultura recebe homenagem da CMU

Os 15 anos do Chorocultura foram comemorados hoje pela Câmara de Uberaba. A homenagem ao grupo partiu do vereador 2º secretário da Mesa Diretora, Antônio dos Reis Gonçalves Lerin. O grupo teve início em 18 de novembro de 1994, no Cine Teatro Vera Cruz, como conjunto base no acompanhamento dos cantores do show  “Tributo a Noel Rosa”, dirigido e produzido por Osmar Baroni. A partir daí, o grupo passou a ser solicitado para tocar em saraus, bares, eventos culturais, serenatas e outros, ocasião em que o nome Chorocultura foi consolidado.
Atualmente, o grupo é formado pelos seguintes participantes: Álvaro Walter, Fausto Reis, Geraldo Barão, José Gilberto, Osmar Baroni e Reinaldo. Além de Uberaba e Região, o Chorocultura apresentou-se em Vitória, Campinhas, Ribeirão Preto, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Conservatória e, recentemente, no Teatro SESC - Pompéia em São Paulo, no programa de Rolando Boldrin. Vale ressaltar que, isoladamente, alguns de seus integrantes se apresentaram em Paris, na França. Este ano também, o grupo recebeu a homenagem do SESI – Minas, dentro do projeto Arte – Esplanada.
Para Lerin, “nestes 15 anos de educação à arte, o Chorocultura é um exemplo de emoção e do talento da nossa gente”. Ao agradecer a homenagem, os integrantes falaram da emoção de serem agraciados e destacaram a necessidade dos artistas serem mais valorizados pelo mercado, visto que, atualmente, os cachês são defasados.