Cléber Cabeludo quer a volta do sistema apostilado nas escolas públicas municipais

09/09/2014 00:00

Vereador Cléber Cabeludo (PROS) abriu os trabalhos da sessão ordinária desta terça-feira (09) pedindo que o prefeito e a secretária de Educação repensem sobre o retorno do sistema apostilado (apostilas do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira) nas escolas públicas municipais.

De acordo com o vereador, não é seu intuito fazer política em cima de um tema tão importante quanto a educação, mas sim constatar o enorme  retrocesso que houve com  a substituição das apostilas pela  volta dos livros didáticos nas escolas municipais.

"A comprovação da significativa melhora do ensino, de acordo com a última avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) veio reforçar minha posição", ponderou o vereador.

Cléber ressalta que os números divulgados mostram avanço no resultado tanto das séries iniciais quanto dos anos finais do ensino fundamental, e que a média das escolas municipais nas séries iniciais do ensino fundamental subiu de 5,1em 2011 para 5,6 no último levantamento, alcançando a nota prevista apenas para 2017. Já do 6º ao 9º ano, a nota cresceu de 4,8 para 5,2 no período. O resultado era esperado apenas cinco anos adiante, segundo projeção do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

O parlamentar pediu apoio aos demais vereadores para sensibilizar o prefeito, e citou o fato da qualidade de ensino ter melhorado também nas escolas estaduais em Uberaba, onde a meta prevista para 2013 foi cumprida.

Nas escolas estaduais, segundo relatório do Ideb nas séries iniciais a nota subiu de 5,8 para 6, e nos anos finais do ensino fundamental o índice cresceu de 4,4 para 4,8.

O vereador Kaká Se Liga se dispôs a ajudar e disse que "através de um estudo profundo da Secretaria de Educação, há de se encontrar o melhor caminho".

Dutra lembrou a distinção entre a qualidade do ensino aplicado pelo Colégio Dr. José Ferreira com relação às escolas municipais, e que a volta das apostilas seria o primeiro passo, pois é necessário um conjunto de ações como reciclagem e preparo dos professores para transformar o ensino público no que é hoje o ensino privado.

Ripposati parabenizou o vereador Cléber pela disposição de colocar em debate um assunto tão complexo, e disse que a educação é um grande desafio para os professores no mundo evoluído de hoje, com tanto acesso à tecnologia. "Para que os professores possam cumprir bem sua missão precisam de estrutura e melhores salários para ter entusiasmo ao desenvolver seu trabalho", concluiu o vereador.