Cléber defende parceria entre secretarias para mais saúde e aprendizagem de alunos

18/03/2013 00:00

O parlamentar também solicitou mais profissionais para a área da Educação e engajamento de deputados na conquista de recursos para a Saúde.
Demandas para as áreas da Educação e Saúde consumiram a maior parte dos requerimentos e indicações apresentados pelo vereador Cléber Humberto Souza Ramos - Cléber Cabeludo (PMDB), durante a segunda reunião ordinária do mês. No Requerimento 145, o vereador solicita parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, no tocante à realização de exames médicos como pressão arterial, exame de sangue e de fezes nos alunos da rede municipal de ensino.
A proposta, segundo Cléber, tem caráter preventivo e possibilita detectar doenças e anomalias para tratamento imediato. "Saudáveis, essas crianças e adolescentes conseguem explorar sua capacidade de aprendizado e diminuem os riscos durante a prática de atividades esportivas", destacou, acrescentando que a sugestão apresentada já é realidade em Belo Horizonte. Já no Requerimento 700, o vereador pede ao Executivo a realização de estudos para implantação do cargo de vice-coordenador em todos os Centros Municipais de Educação Avançada. Conforme explicou o autor, além da quantidade de alunos, essas entidades desenvolvem diversos projetos que sobrecarregam o gestor.
Nessa mesma linha, o parlamentar defende, em Requerimento 143, também endereçado ao prefeito Paulo Piau (PMDB), a indicação de dois vice-diretores para as escolas municipais que possuem mais de 900 estudantes. Segundo ele, são muitas as ações que precisam ser executadas nessas instituições, exigindo a existência de mais profissionais. "É uma forma de otimizar as tarefas e, com isso, melhorar a qualidade dos serviços na área educacional", justificou.
Ainda voltado para a Educação, no Requerimento 144, o vereador reivindica a permanência de um ajudante de classe para auxiliar os professores nas salas de aula de creches municipais que possuem mais de 25 alunos. De acordo com Cléber, a educação proporcionada a crianças em seus primeiros anos de vida é decisiva em sua formação. Por isso, é preciso disponibilizar o aparato necessário para a eficácia do processo educacional. "São crianças em formação da moral, da responsabilidade, da criação dos valores culturais e familiares. Com as salas lotadas, o professor, sozinho, não consegue atender a contento todos os alunos".
Saúde - Nos requerimentos 357, 358 e 359, Cléber solicita aos deputados estaduais Adelmo Leão (PT) e Antônio Lerin (PSB) e federal Marcos Montes (PSD), respectivamente, a viabilização, junto ao Governo Federal, de recursos para o Hospital do Pênfigo Lar da Caridade. Em Indicação 93, o peemedebista sugere a construção de Unidade Básica de Saúde e área de lazer para atender aos bairros Terra Santa, Esplanada, Jardim Siriema, Jardim Manhattan, Jardim Brasília e Parque São Geraldo. "Além do caráter social, nossa iniciativa busca assegurar as necessidades dos moradores dos referidos bairros, proporcionando os direitos essenciais à saúde pública", arrematou.