Cléber quer isenção de IPTU para CERTRIM
Ampliação da Indústria de Ração da Cooperativa resulta em mudança de endereço e leva vereador a pleitear incentivos para o empreendimento junto ao Executivo
 
Ao dar prosseguimento às políticas de valorização de empresas locais, vereador Cléber Humberto Souza Ramos – Cléber Cabeludo (PMDB) articula, junto ao Executivo, 20 anos de isenção de IPTU para a nova Indústria de Ração da Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro – CERTRIM, localizada no Distrito Industrial II, bem como para a sede da entidade, na Avenida Barão do Rio Branco. Para isso, intermediou reunião entre o presidente da instituição, Luiz Henrique Borges, e cooperados com o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, pela manhã, e com o prefeito Paulo Piau (PMDB) no final da tarde. Atualmente, a fábrica de ração funciona anexa ao prédio da Cooperativa, em espaço restrito diante a demanda dos consumidores.
Além do justo benefício de ordem tributária, conforme explicou o vereador, devido à ampliação do empreendimento que gerará mais emprego e renda para o município, Cléber também solicitou a elaboração e execução de programas que objetivam a valorização das comunidades rurais. De acordo com o parlamentar, as reivindicações atendem anseios dos próprios cooperados. “A CERTRIM possui 47 anos de prestação de serviços, contribuindo para o desenvolvimento do município e região. Nossa solicitação é legítima”, ressaltou, lembrando que também foram concedidos 20 anos de isenção à Petrobrás diante a implantação da UFN V na cidade.
Em reunião, mais tarde, com o prefeito Paulo Piau, o edil elencou outras reivindicações ao chefe do Executivo, como instalação de semáforo no cruzamento da Avenida Barão do Rio Branco com a Rua Campo Formoso, conforme consta em abaixo-assinado elaborado pela própria CERTRIM, para facilitar a fluxo de veículos diante as dificuldades de visibilidade provocadas pelos caminhões de carga e descarga estacionados na via de muito comércio. Outra demanda é o asfaltamento da Rua 2 do DI II, continuação da Rua Dr. Randolfo Borges Júnior, que dá acesso à Indústria de Ração.
Para Luiz Henrique – no comando da entidade há mais de 20 anos -, a nova estrutura da fábrica consiste em uma das maiores conquistas do grupo. “Contamos com a parceria do Poder Público neste empreendimento. O investimento para concretização do projeto foi de aproximadamente R$ 3 milhões e aumentará a capacidade de produção de 1,7 mil sacos/dia de ração, para seis mil sacos diários. Ainda assim, não teremos dificuldades de colocar esse produto no mercado”, reforçou, destacando a importância da empresa para o município. De acordo com o presidente, após a regularização da documentação da nova estrutura, junto à esfera federal, serão iniciadas as operações, o que deverá acontecer dentro de um mês e meio.
Tanto o prefeito, quando o secretário, reforçaram a importância da implantação de políticas de incentivo a empresas uberabenses. “Esse foi um dos primeiros direcionamentos do prefeito Paulo Piau assim que assumi a secretaria de Desenvolvimento Econômico. O que estiver ao nosso alcance, com certeza será feito para contribuir com o crescimento da Cooperativa”, explicou José Renato ao visitar as atuais e as novas instalações da fábrica de ração. Em reunião posterior, quando os cooperados reforçaram as solicitações ao prefeito, Piau externou a relevância da CERTRIM para a consolidação do Parque Tecnológico, bem como citou propostas de valorização dos trabalhadores rurais em andamento, como a escola de 2° grau na comunidade da Baixa e execução de programas de habitação nas chamadas agrovilas de forma prioritária. O prefeito também pediu a parceria da Cooperativa na implantação do Código Florestal na região. “Diante da importância desse grupo para o desenvolvimento de Uberaba e região, vamos dar prosseguimento às demandas do vereador e dos cooperados de modo a atender da melhor forma as solicitações”, ressaltou PP.
CERTRIM – Trata-se de uma cooperativa voltada para a produção rural, especialmente cultura de milho, com sede em Uberaba e filiais em cinco municípios: Frutal, Campo Florido, Veríssimo, Pirajuba e Perdizes. Com cerca de cinco mil associados, a Cooperativa também atua na produção de insumos agropecuários. Além de possibilitar o aumento significativo da capacidade de produção de ração, a nova estrutura da fábrica também conta com centro de armazenagem de grãos com capacidade para 58 mil toneladas.

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020