Cléber quer que Caism atue no controle de natalidade

04/12/2009 00:00

Cléber quer que Caism atue no controle de natalidade

Preocupado com o número crescente de mulheres carentes, que não dispõem de condição financeira para fazer uma laqueadura, o vereador Cléber Cabeludo (PMDB), quer que o Caism (Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher), através de parceria, viabilize este serviço. Pelo requerimento 1563, o parlamentar solicita ao prefeito Anderson Adauto, que celebre parcerias através do Caism, para permitir a esterilização voluntária e cirúrgica como método contraceptivo através da laqueadura tubária, vasectomia ou de outro método cientificamente aceito.
Cléber lembra que, principalmente nas classes menos favorecidas, é notável o aumento de pessoas jovens com mais de três filhos e que, “apesar do direito legal garantido, devido a procedimentos burocráticos, estes métodos contraceptivos acabam inviabilizados para estas pessoas, impedindo um efetivo controle de natalidade”. Ele destacou ainda, que é comum ver mães jovens, com inúmeros filhos, enfrentarem dificuldades financeiras e, muitas vezes, ficarem dependendo do aparelho público social, ou mesmo da boa vontade da comunidade.
“Muitas destas mães nos procuram, afirmam que já tentaram fazer a laqueadura, mas não conseguem. E neste meio tempo, nasce mais uma criança. E assim, as dificuldades só aumentam para a família. Entendo que a situação é complexa, mas não podemos mais ficar adiando uma solução. Temos que encontrar uma alternativa. Até que isso aconteça, a PMU também deve continuar a fazer campanhas educativas, distribuindo pílulas e divulgando métodos contraceptivos”, disse o vereador.