CMU apoia livro e plantio inédito de Baobás na cidade

16/11/2011 00:00

CMU apoia livro e plantio inédito de Baobás na cidade

Livro Mapa dos Baobás do Brasil, de autoria do pesquisador Gilberto Vasconcelos, será relançado, em Uberaba, dia 25 de novembro, às 9h, no Plenário da Câmara Municipal. A iniciativa de realizar o evento em Uberaba partiu do Legislativo, por meio do presidente do Legislativo, vereador Luiz Dutra (PDT), haja vista o reconhecimento da importância da obra que reúne mais de 90% dos Baobás existentes no Brasil, através de levantamento feito, entre 2008 e 2011, pelo próprio autor. Na ocasião, serão doadas 12 mudas ao município, através do Projeto Baobá, que serão plantadas em pontos estratégicos da cidade.
O evento será promovido em parceria com o executivo, através das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Infraestrutura, bem como Fundação Cultural, Arquivo público, 4º BPM e entidades classistas. Na ocasião, 150 exemplares estarão disponíveis para a venda, sendo R$ 40 cada. O valor arrecadado será doado para Moçambique, África, conforme o autor comprometeu-se publicamente com os patrocinadores da obra. País, segundo Vasconcelos, onde 350 mil pessoas passam fome e sede.
Os baobás são árvores centenárias que chegam a alcançar de 5m a 25m, podendo chegar, excepcionalmente, até 30m. Nativas de Madagascar, Austrália e do continente africano, conseguem armazenar até 120 mil litros em seu tronco. As espécies foram trazidas para o Brasil através do tráfico negreiro e concentram-se, principalmente, no estado de Pernambuco. O livro conta um pouco da história de cada cidade onde as árvores estão localizadas, bem como a importância delas para os nativos africanos.
De acordo com Dutra, o momento para lançamento da obra é oportuno, haja vista que, na mesma semana, comemora-se o Dia da Consciência Negra (20). "O lançamento do livro e plantio das árvores na cidade é uma forma de homenagem à comunidade negra pelo reconhecimento de sua participação na formação da etnia brasileira, bem como valorizar e reconhecer a sua influência no meio socioambiental", justificou, acrescentando que, ao fomentar a iniciativa de Gilberto Vasconcelos, a Câmara estará apoiando o projeto que ajudará financeiramente a população moçambicana. Quanto ao plantio das mudas de Baobás, estão em andamento os estudos para definição dos locais onde serão fixadas. As duas primeiras mudas serão plantadas nas praças Santa Terezinha e Magalhães Pinto (Quartel), a partir das 14h, quando haverá participação de alunos de escolas municipais e estaduais.

Obra - O livro publicará os Baobás encontrados em Maceió (AL), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Ilha de Paquetá (RJ) e Quissamã (RJ). No entanto, Pernambuco e Rio Grande do Norte são os destaques por abrigarem mais de 90% de todos os exemplares existentes no país. Além disso, a obra tornará público as atividades do Projeto Baobá, que surgiu em dezembro de 2008, e que tem como objetivos proceder ao levantamento florístico das espécies em Pernambuco, bem como monitoramento, produção, doação e venda de mudas, além de realização de oficinas e manutenção dos árvores centenárias.
Mapa dos Baobás do Brasil também destaca o super fruto da árvore, os experimentos e pesquisas com técnicas de germinação e produção de mudas serão abordados. Este livro reúne fotos inéditas e exemplares nunca antes publicadas.