CMU aprova doação de áreas para empresas uberabenses

17/10/2013 00:00

CMU aprova doação de áreas para empresas uberabenses
Na penúltima reunião do mês, nesta quarta-feira (16), a CMU aprovou a doação de área a duas empresas genuinamente uberabenses.
A empresa Cleiton Rogério de Araújo (PL 246/11) atua no mercado com a produção de esquadrias de ferro, e com a aprovação do PL receberá uma área de 1.067,40 m², no Minidistrito Vallim de Mello. O investimento está estimado em R$ 1 milhão, irá gerar 07 empregos diretos e 15 indiretos, e tem projeção preliminar de faturamento anual de R$ 1.200.000,00.
O proprietário da empresa, Cleiton Rogério, disse que o local onde a empresa está localizada na av. Nelson Freire, está tumultuando o trânsito, devido aos caminhões de grande porte utilizados pela sua empresa. "Transferindo parte da produção da empresa para o minidistrito, as nossas carretas não irão atrapalhar o trânsito, que irá fluir com mais agilidade", argumentou.
A segunda área (PL 245), de 13.324,70 m², no Distrito Industrial de Uberaba I, foi doada à empresa Triângulo Terraplanagem e Construções Ltda, que atua no mercado de terraplenagem e pavimentação desde 1992. Com a construção da nova sede o investimento está estimado em R$ 1 milhão, irá gerar 30 empregos diretos e 40 indiretos, com projeção preliminar de faturamento anual de R$ 3.500.000,00.
As empresas se comprometeram a utilizar preferencialmente os fornecedores e prestadores de serviços, inclusive de construção civil, sediados no município de Uberaba ou, subsidiariamente, estabelecidos em Minas Gerais, desde que atendam aos requisitos de qualificação técnica, preços e condições de fornecimento ou prestação de serviços exigidos pela empresa. Além disso, utilizará, prioritariamente, para o preenchimento dos postos de trabalho mencionados, mão de obra do município, inclusive jovens de até 18 anos cadastrados no Programa Social de Apoio e Atendimento à Criança e ao Adolescente de Uberaba e portadores de necessidades especiais.
O líder do prefeito vereador Antônio Carlos Silva Nunes - Tony Carlos (PMDB) disse que o município tem interesse que a instalação das empresas se concretize, seja por motivos econômicos, através da geração de empregos, atração de fornecedores e empresas consumidoras da produção, difusão da tecnologia, consumo de matéria-prima ou produtos de empresas da região com agregação de valor. Ressaltou que nunca uma administração prestigiou tanto os pequenos empresários de Uberaba, como o governo de Paulo Piau. Informou que em breve será lançado o DI IV, que foi uma proposta do vereador Cléber Humberto de Souza Ramos - Cléber Cabeludo (PROS).
O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Alves Fernandes, ressaltou que, conforme determinação do prefeito Paulo Piau, a Sedec tem o compromisso de atender com presteza e agilidade todos os empresários de Uberaba. Ressaltou que é importante atrair empresas de fora, porém o prefeito pediu para dar prioridade às nascidas em Uberaba.
Aproveitou para dizer aos vereadores que a secretaria está aberta a todos os empresários da cidade e que os vereadores estimulem aqueles que estão em área inadequada e querem expandir a empresa, "acompanhem esses empreendedores até a Sedec que terão a nossa parceria", salientou.
Com referência ao minidistrito do Alfredo Freire, o subsecretário informou que já foi identificada outra área no mesmo bairro. Os técnicos estão fazendo estudos para que possa acomodar os empresários sem trazer prejuízo aos moradores e empresas. Finalizou dizendo que o prefeito Paulo Piau, autorizou que iniciasse a ampliação do DI II, a adequação do DI I e a implantação do DI IV, criando assim mais áreas para instalar novas empresas.