O Legislativo Municipal autorizou a Prefeitura a ceder uma área para o Corpo de Bombeiros no Parque Tecnológico (Univerdecidade). A parceria vai viabilizar a instalação de um heliporto e de um hangar, para receber a aeronave que será destinada pelo governo do Estado a região.

O terreno de 3.312,65 m² fica situado anexo ao local onde atualmente funciona o Centro de Treinamento da corporação. Os capitães Nelson Santana, do Batalhão de Operações Aéreas, e Marcos Alvin, participaram da sessão e tiraram algumas dúvidas dos vereadores.

O líder do prefeito Paulo Piau, vereador Almir Silva (PR), explicou que o projeto concede a área por um período de três anos para que a corporação construa a área necessária para receber o helicóptero, que vai dar suporte aos atendimentos realizados em Uberaba e região.

Segundo o capitão Nelson, a intenção e ampliar o atendimento na área de saúde na região, através de um convênio entre a Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros. Ele explicou que atualmente existem no Estado três aeronaves, sendo que uma tem como base a região do Sul de Minas. “São atendidas qualquer tipo de ocorrência que precisar de atuação da aeronave”, explicou o militar.

Ainda de acordo com o capitão, as instalações já estão bastante adiantadas. O bombeiro disse, também, que a área de atuação da aeronave é bastante ampla, mas a prioridade é a região e Uberaba será a base. Ele explicou que a equipe de vôo necessária já foi transferida para a cidade e em breve será realizado um concurso para contratar a equipe médica. 

Já a entrega da aeronave, depende apenas da agenda do governador. Por sugestão do vereador Samuel Pereira (PR) foi aprovada uma emenda, acrescentando a possibilidade de prorrogar o prazo de cessão após o período de três anos, conforme já estava previsto no PL.

O vereador Rubério dos Santos (MDB) disse que procurou informações e esclareceu que a vinda da aeronave para a região foi viabilizada através de uma parceria do Estado com o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul (Cistrisul). O Consórcio é um dos três eleitos pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), juntamente com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Convale), e o Consórcio Intermunicipal de Saúde Vale do Rio Grande (Cisvalegran).

 

 

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
07/06/2018

 

 

 

 

 

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020