CMU autoriza mais quatro doações de áreas com investimentos de R$ 7,8 milhões

18/09/2014 00:00

Entre os projetos aprovados pela Câmara Municipal nesta quinta-feira (18) quatro autorizaram doações de áreas para empresas que pretendem ampliar suas produções no município. Juntos, os investimentos somam os R$ 7,8 milhões.

Uma das doações beneficiou a empresa Global Ambiental Soluções em Resíduos Eireli, fundada em março de 2012, que atua no mercado com a produção de limpeza industrial, predial e domiciliares. A empresa vai investir em uma nova unidade, utilizando uma área de 3 mil m², localizada na rua Volta Grande, Distrito Industrial III.

Atualmente a Global possui sede na rua Artur Machado, centro. A engenheira química responsável, Daiane de Oliveira, acompanhou a votação.

O investimento da Global está estimado em R$ 693 mil, com previsão de faturar anualmente R$ 800 mil, gerando cinco empregos diretos. Além do terreno, a Prefeitura vai conceder a isenção do recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelo prazo de um ano, a partir do início das atividades no novo prédio. O Executivo também vai conceder isenção do recolhimento de ISSQN que seria devido pela empresa ou por terceiros por ela contratados, incidente sobre os serviços de engenharia das obras de instalação da unidade.

Em contrapartida, a empresa deverá doar ao município, 90% do valor total da área, ou seja, R$ 59,4 mil, que serão pagos em 36 parcelas, no valor de R$ 1.650,00. A área total foi avaliada em R$ 66 mil.

Vidros - Uma área pública também foi doada a Distribuidora de Vidros, Indústria e Comércio Abikel Ltda., empresa uberabense que pretende investir o valor de R$ 5.042.700,00 em uma nova unidade no Distrito Industrial II. A área em questão conta com 5.363 m², avaliada em R$ 200.254,42, onde será construída a nova sede com previsão de faturamento anual de R$ 14,4 milhões. O investimento vai gerar 74 empregos diretos e 200 indiretos.

O empresário Deonaldo Souza Porto, proprietário da empresa, esteve no Plenário acompanhando a votação. A Abikel também vai contar com a isenção do recolhimento do IPTU pelo prazo de cinco anos, divididos em duas etapas, com dois e posteriormente mais três anos.

Como forma de compensação, a empresa será obrigada a doar ao município, 50% do valor total da área, ou seja, R$ 100.127,21, que serão pagos em 36 parcelas de R$ 2.781,31.

O vereador Edcarlo dos Santos Carneiro - Kaká Se Liga (PSL), líder do Executivo, destacou o trabalho do vereador Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSB), que resultou no benefício do Executivo para a empresa.

João Gilberto Ripposati (PSDB) aproveitou para comentar que a empresa vai reciclar e reaproveitar vidros, num raio de 300 quilômetros. Ele também ressaltou a grande importância deste trabalho para o meio ambiente.

Produtos - A Mix Produtos para Agricultura Ltda. é a terceira empresa a receber estímulos e benefícios através de votação no Legislativo. Fundada em novembro de 2012, ela atua no mercado com a produção de Substratos e Condicionadores Naturais de Solos para produção de mudas e paisagismo.

Até então a sede da empresa fica situada no km 798 da BR-262. A nova unidade será construída em uma área de 6 mil m² (avaliada em R$ 224 mil), localizada na avenida Coronel Zacarias Borges de Araújo, Distrito Industrial II.

Um representante da empresa, Antônio Pinto, participou da sessão. O investimento da Mix Produtos deverá ser de R$ 1.480.000,00, com previsão de faturamento anual de R$ 4 milhões de reais, além da geração de dez empregos diretos e oito indiretos. Em troca da área e isenção de IPTU por três anos, a empresa vai doar ao município 70% do valor total do terreno, ou R$ 156.828,00, que serão pagos em 36 parcelas de R$ 4.356,33.

Construtora – Os vereadores também aprovaram que a empresa SARE Construtora e Incorporadora Salomão Resende Ltda., representada pelo proprietário, Naigel Salomão, receba do município um terreno de 1 mil m². A área, avaliada em R$ 152.280,00, está localizada na esquina da rua C com a avenida Guarapuava, no Minidistrito Vallim de Mello.

A SARE, que foi fundada em junho de 2010, atua no mercado de construção civil e incorporação. A construção da nova unidade vai receber um investimento de R$ 586,1 mil, com previsão de faturar anualmente R$ 2.311.200,00. A ampliação da construtora vai gerar 15 empregos diretos e seis indiretos.

Neste caso o município vai conceder isenção do recolhimento do IPTU pelo prazo de dez anos, divididos em duas etapas, primeiro dois e posteriormente mais oito anos. Segundo o acordo firmado entre as partes, a empresa vai doar ao município 36 parcelas de R$ 1 mil.

Em todos os projetos aprovados as parcelas a serem pagas pelas empresas serão destinadas ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico. Todos os projetos foram aprovados pelos vereadores sem maiores discussões.

Departamento de Comunicação