CMU participa da entrega da Medalha Desembargador Hélio Costa

14/12/2009 00:00

CMU participa da entrega da Medalha Desembargador Hélio Costa

A Câmara Municipal de Uberaba participou da escolha do homenageado e entrega da Medalha Desembargador Hélio Costa. A solenidade de agraciamento aconteceu na sala do Tribunal do Júri, no Fórum Melo Viana, presidida pela diretora do local, Régia Ferreira de Lima. O diretor geral da CMU, Rodrigo Souto, representou o presidente Lourival dos Santo (PC do B).
A Medalha foi criada em 1993 pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, sendo entregue de dois em dois anos, sempre na semana do Dia da Justiça, comemorado em 8 de dezembro. O desembargador que empresta o nome a homenagem está atualmente com 95 anos. Hélio Costa nasceu em Sabará, em 1914, e em 1964 entrou para o Tribunal de Justiça. Ele se aposentou em 84 e hoje ainda trabalha, como superintendente da Memória do Judiciário Mineiro.
Uma comissão, formada por representantes do Poder Executivo, Câmara Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil, Promotoria de Justiça, e juízes, escolhe quem receberá a comenda, sempre por prestar relevantes serviços ao Poder Judiciário.
Este ano o técnico de apoio judicial Roberto Rodrigues de Sousa recebeu a Medalha. Ele é funcionário do Fórum Melo Viana há 31 anos, e atualmente trabalha na 3ª Vara Criminal. Roberto disse ter ficado lisonjeado com a escolha.
Serventuários, representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e advogados participaram da solenidade.