CMU recebe a mãe de criança que aguarda doação de medula óssea

19/02/2014 00:00

Na reunião de hoje (19) a Tribuna Livre da CMU foi ocupada por Hosana Lopes Ribeiro, mãe do menino Roberth Ribeiro de Oliveira, de 12 anos, portador da Leucemia Linfóide Aguda, com o objetivo de buscar o apoio do Poder Legislativo na divulgação da campanha de doação da medula óssea para salvar o seu filho.

Hosana informou que na família dela ninguém tem medula compatível com Roberth e foi por esse motivo que decidiu levar a história para a internet e pedir ajuda ao mundo e agora, busca a força do Poder Legislativo para fortalecer a campanha. "Aproveito a oportunidade para fazer um pedido de mãe, que as pessoas procurem o Hemocentro mais próximo e façam o cadastro. Sabemos que é muito difícil encontrar alguém compatível, mas não é impossível. Quanto mais cadastros, mais chances", ressaltou.

Segundo Hosana, outra oportunidade que poderia salvar muitos pacientes com leucemia é o sangue do cordão umbilical, um líquido cheio de células-tronco, que poderá ser congelado e servir para curar alguém que tem a doença e não encontra doadores. "No transplante com células-tronco de medula óssea, para que o resultado seja positivo é necessário um grau de compatibilidade de 100%. O sangue de cordão permite que se faça com apenas 70% de compatibilidade, e hoje esse líquido precioso está sendo jogado no lixo", informou.

Disse ainda que como a rede pública para a coleta de cordões é pequena, a mãe que quiser doar terá que fazer o parto em hospitais vinculados a um banco público de cordões, que são poucos no país. Para ampliar esses bancos Hosana solicita o apoio da Câmara Municipal, para que junto com o Governo Federal possa disponibilizar mais locais onde o material possa ser coletado e armazenado. "Importante conscientizar as mães ao dar a luz aos seus filhos desse procedimento. Fazendo a doação ela estará dando vida não só ao seu filho, mas a muitos pacientes que tem a doença no sangue”, manifestou.

O presidente Elmar Goulart (SDD) informou que em breve Uberaba estará recebendo a visita da presidenta Dilma Rousseff, e nesta oportunidade a CMU entregará a ela um documento solicitando a ampliação dos bancos de coleta de sangue do cordão umbilical, através do Sistema Único de Saúde. Pediu para que no momento da entrega desse documento a mãe de Roberth esteja presente.