CMU recebe manifestação da CDL sobre possível mudança na data de aniversário da cidade

02/04/2013 00:00

Compartilhar

CMU recebe manifestação da CDL sobre possível mudança na data de aniversário da cidade
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL) enviou uma carta à Câmara Municipal demonstrando preocupação com uma possível mudança na data do aniversário da cidade. O tema veio novamente à tona através dos vereadores Luiz Humberto Dutra (PDT) e Antônio Carlos Silva Nunes - Tony Carlos (PMDB), que discordam da data atual, 2 de março. 
Para os vereadores, o aniversário de Uberaba deveria ser comemorado em 2 de maio, como ocorria até cerca de 20 anos atrás, quando ocorreu a mudança. Na carta o presidente da CDL, Miguel Faria, afirma que não cabe à entidade discutir a melhor data histórica, uma vez que o poder público é quem detém informações sobre o assunto, mas informou "que retornar a comemoração para 2 de maio é um grande prejuízo financeiro para o setor produtivo da cidade".
O texto ainda cita que o mês de maio comemora o Dia das Mães, tido como data importante para o comércio, além de contar com a realização da Expozebu, quando a cidade recebe grande fluxo de turistas no segmento de agronegócios. Ainda de acordo com a CDL, em 2014 o dia 2 de maio cai em uma quinta-feira, ou seja, com a data do Dia do Trabalho teríamos um feriado prolongado de quatro dias, "um cenário inviável economicamente e que não traz nenhum benefício para a cidade". A carta da entidade de classe é encerrada com o pedido de que a Câmara tenha bom senso para uma melhor análise do assunto. 
Para Dutra, a manifestação da CDL comprova que a data do aniversário da cidade foi mudada para atender a um interesse comercial e não por motivos históricos. Ele defendeu que a atual data - 2 de março - é um equívoco, uma vez que em 2 de maio de 1856 a então Vila de Santo Antônio de Uberaba foi elevada à cidade, passando a se chamar apenas Uberaba. 
O vereador entende que o assunto deve ser discutido e levado ao Plenário. "Eu não tenho nada contra os comerciantes, entendo e respeito os historiadores, mas não concordo com a mudança", afirmou.
Outro que defendeu uma discussão sobre o tema, o vereador Samuel Pereira (PR), disse que ainda tem dúvidas sobre a real data do aniversário da cidade. Segundo ele, "é preciso que os vereadores se reúnam e busquem a verdade, inclusive através de documentos históricos da Casa".
Dutra concluiu afirmando que outras datas poderiam ser escolhidas, como por exemplo, 22 de fevereiro de 1836, quando a comunidade foi elevada a Vila, um dia antes de ser instalada a Câmara Municipal. 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados