‘Coisa nossa’ estreia nesta sexta

01/03/2018 11:15

Cultura, arte e história locais ganham espaço fixo

na TV Câmara de Uberaba

No aniversário de Uberaba, a TV Câmara, canal digital 61.3, estréia às 18h30 o Programa Coisa Nossa. Voltado para  o resgate,  promoção e valorização da cultura uberabense e seus artistas, a iniciativa foi viabilizada através de parceria entre a Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo, Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Comunicação  e Fundação Cultural com  a Associação Cultural Casa do Folclore.

Valorização -Idealizado por Gilberto Rezende, reconhecido como um dos grandes incentivadores da cultura no País, o Coisa Nossa surgiu da percepção dele quanto à necessidade de maior divulgação dos talentos da cidade nas mais diversas nuances artístico-culturais. “Uberaba é uma terra rica em artistas. Muitos não conseguem imaginar a quantidade. Ele destaca, ainda, a importância de dar visibilidade ao crescimento de Uberaba através do associativismo e as instituições do gênero contribuíram para o crescimento da cidade. “Não poderíamos deixar de fora, os jovens talentos que ainda não foram descobertos. Teremos um bloco exclusivo para eles” informou Gilberto Rezende. Ele anunciou, ainda que parcerias estão acertadas com instituições de ensino da rede pública e particular do Município.

Resgate-  Para o presidente da Câmara Luiz Dutra, o ‘Coisa Nossa’ vem promover o resgate da história e abrir espaço para a cultura contemporânea. “É uma oportunidade para mostrar avanços, a riqueza da nossa terra, o talento e a força da nossa gente. Muitos não conhecem histórias importantes”, diz ele, citando, como exemplo, o desenvolvimento industrial e lembrando unidades que foram importantes neste contexto e que não existem mais, como a Companhia Têxtil, Copervale, Produtos Ceres e Fábrica de Papel”.

Importância- “Não tenho dúvidas quanto ao sucesso deste programa”. A afirmação é do jornalista Antônio Carlos Marques, presidente da Fundação Cultural de Uberaba: “Gilberto Rezende está muito entusiasmado com o projeto que é um incentivo à cultura. Teremos uma boa aceitação”, acredita.

O Coisa Nossa será exibido em quatro blocos, com variedades culturais. A direção geral é da jornalista, diretora da Escola do Legislativo de Uberaba, Gê Alves; com coordenação do vice-presidente da Fundação Cultural, Marcelo Augusto e secretário de Comunicação, jornalista Denis Oliveira. A jornalista responsável é Isabel Minaré e apresentação/reportagem da jornalista Izabel Durynek.

Os programas inéditos vão ao ar sempre às sextas-feiras, 18h30, com reprises às quartas-feiras, às 21 horas e aos domingos, às 10 horas. As edições permanecerão disponíveis também na Internet pelo  https://portal.camarauberaba.mg.gov.br/tv-camara.