Comandante avalia como positiva criação de outro batalhão da PM

04/11/2010 00:00

Comandante avalia como positiva criação de outro batalhão da PM

No entanto, ele ressaltou que apesar de necessário, esta não deve ser a única medida de combate a criminalidade

Avaliando com necessário e viável a criação de outro Batalhão da Polícia Militar em Uberaba, o Comandante da 5ª RPMG, Flávio Romualdo Aquino, participou hoje (04) de sessão plenária na Câmara Municipal. Aquino atendeu convite dos vereadores Cléber Cabeludo e João Gilberto Ripposati. Ao justificar o convite, o vereador Cléber afirmou que considera a PM mineira a melhor do País, mas que infelizmente, Uberaba cresceu e com ela os índices de criminalidade. “Acredito que temos que tomar medidas para combater o crime e uma de nossas ideias é a criação de um mais batalhão em Uberaba. Mas entendemos que o Aquino é quem pode nos orientar em relação à viabilidade técnica e a necessidade desta iniciativa”, destacou.
Cléber também lembrou que a cidade mineira de Governador Valadares, com 260 mil habitantes, já tem dois batalhões. O vereador Ripposati, destacou o desenvolvimento de Uberaba. Para ele, com o crescimento da cidade através do projeto Minha Casa, Minha Vida, bem como a abertura de novas empresas, a insegurança aumentou, o que poderia ser minimizado com um aumento do efetivo da PM, inclusive com a criação de um novo batalhão.
Atento ao posicionamento do parlamentares, o comandante Aquino lembrou que nos últimos três anos o efetivo tem reduzido, no entanto, o batalhão tem buscado a eficiência no cumprimento do dever. Ele revelou que foi criada para Uberaba, a Companhia de Missões Especiais, mas que esta ainda não foi implantada devido a questões estruturais. Segundo o comandante, com sua mudança para o prédio da RISP, a imóvel da Rua Capitão Domingos será destinado à companhia, que entre outras composições poderá ter um grupo de cavalaria montada. “Esta será uma ação importante. Eu não sou de excluir e sim de expandir. Esta companhia é mais uma ação em prol da segurança, assim como a vinda de mais um batalhão, que é viável e seria eficaz, mas não é a única ação que devemos implementar”, destacou, lembrando que para a implantação de um novo batalhão será necessário um planejamento táctico, técnico e também político.
Objetivando levar a discussão adiante, os vereadores solicitaram ao comandante, que prepare um levantamento técnico, inclusive destacando a área geográfica para criação do segundo batalhão, para que politicamente o Legislativo, junto com o Executivo possam fazer a sua parte, visto que o projeto deverá ser apresentado ao Governo de Minas, já com a contrapartida do município para sua efetivação.
Aproveitando a presença do comandante em plenário, os vereadores fizeram diversos questionamentos e solicitaram uma série de medidas no sentido de aumentar o policiamento na cidade. Ripposati e o vereador Marcelo Borjão, reivindicaram mais policiamento para a zona rural, inclusive com a criação de postos policiais em Santa Fé e Capelinha do Barreiro. O vereador Luiz Dutra, solicitou a construção de uma guarita na praça Henrique Krugger, para garantir a presença policial nas proximidades das agências bancárias, dando mais segurança para a população. Os vereadores Jorge Ferreira e José Severino, pediram a presença mais ostensiva da polícia em bairros periféricos. O vereador Almir Silva, voltou a cobrar agilidade na implantação do projeto Olho Vivo, que se arrasta a mais de três anos. “Sei que o comandante trabalha por este projeto então peço que mantenha sua cobrança junto ao governo do Estado, pois Uberaba precisa desta ação de segurança pública”, destacou.
Os vereadores Tony Carlos e Itamar Ribeiro de Rezende, parabenizaram Aquino pelo comando da PM Uberabense e também pediram mais policiais nas AISP’s. O vereador Antônio dos Reis Gonçalves Lerin, se colocou a disposição do batalhão. “Sempre trabalhei como parceiro e pretendo dar continuidade a este trabalho quando estiver na Assembléia. Coloco-me a disposição para ser voz do batalhão, junto ao governo e reforço meu apoio a PEC 300, que trata do reajuste para os policiais do País”, disse.
Aquino agradeceu o apoio dos vereadores e também afirmou que irá estudar as solicitações com o objetivo de atender o que for possível. Ele reforçou que as AISP’s, bem como a proximidade de duas corporações como a PM e a Polícia Civil, foi um desconforto no início, mas com certeza se mostrou uma ação sem volta e necessária, pois marca a presença das policiais na comunidade.  O comandante também garantiu que dará continuidade a projetos como a Rede Solidária de Vizinhos, bem como o Proerd, que segundo ele, tem obtidos resultados positivos.
“Fico satisfeito em ver os vereadores unidos em prol da segurança e pretendo fazer este levantamento em relação ao segundo batalhão, mas volto a reforçar que o Poder Público Municipal deverá dar a sua contribuição. Em 29 anos de trabalho, nunca vi um Governo de Estado e Municipal investirem tanto em segurança, por isso acredito que teremos resultados positivos no combate a criminalidade”, finalizou.