A Câmara Municipal promove nesta quarta-feira (29), às 19h, uma Audiência Pública no Plenário da CMU, idealizada pelos vereadores Denise Max (PR), Ismar Marão (PSB) e Samuel Pereira (PR), para debater as ações desenvolvidas pelo município para combater a pedofilia. Estarão presentes o Ministério Público, órgãos da administração municipal, além das escolas públicas e particulares, representantes do segmento religioso e, ainda, instituições ligadas à criança e ao adolescente.   

Denise Max destacou que o objetivo da Audiência é também alertar as famílias sobre o tema. Estarão presentes especialistas que irão orientar como identificar um possível caso de abuso, a melhor forma de lidar com a vítima e a que autoridades recorrer em busca de providências.

A vereadora ressaltou a importância do envolvimento das igrejas e das instituições filantrópicas de proteção aos menores, no combate à pedofilia. "São pessoas que trabalham voluntariamente em favor de uma bandeira que é de todos nós". Alertou ainda que a escola tem papel imprescindível na identificação destes casos, uma vez que é nas escolas onde as crianças ficam boa parte do dia. "O problema é que muitos professores ainda não estão preparados para reconhecer estes casos e auxiliar os alunos. Ainda não sabem o que fazer diante destas situações. Muitas vezes, os educadores são os únicos que podem interromper o ciclo da violência", afirmou.

Já o vereador Samuel Pereira alertou para o perigo da internet. "Hoje existem pedófilos não apenas no próprio reduto familiar, mas também os que acessam silenciosamente pela internet, disfarçados em perfis fakes, aproximando-se de crianças e adolescentes, a fim de criar oportunidades para cometer o abuso", lamentou.

O vereador Ismar Marão ressaltou a importância da audiência que dará sequência à discussão com a sociedade, evitando que esta modalidade de crime ‘caia’ no esquecimento. Enfatizou que desde o início do seu mandato procurou estabelecer mecanismos de alerta aos pais, educadores e jovens, que o levou a propor a criação da Semana de Combate à Pedofilia. Entre as ações desenvolvidas durante a Semana, instituiu a exibição de mensagens de 30 segundos veiculadas nos cinemas locais antes da exibição dos filmes. "O foco foi divulgar o Disque 100 para as denúncias de violência e abuso sexual infantil", lembrou o vereador.


Departamento de Comunicação

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020