Começa a tramitar no Legislativo o PPA para o período de 2018 a 2021

09/05/2017 08:24

Comissão de Orçamento e Finanças começa a analisar os números esta semana e o prefeito Paulo Piau deve estar no Plenário no dia 17 para tratar do assunto

Começou a tramitar nesta segunda-feira, dia 8, na Câmara Municipal de Uberaba o Plano Plurianual de Ação Governamental para o período de 2018 a 2021. Ainda esta semana a Comissão de Orçamento e Finanças do Legislativo se reúne para iniciar a análise da proposta, que trata do planejamento estratégico de governo pelo período de quatro anos e orienta a elaboração das leis de Diretrizes Orçamentárias e das Orçamentárias Anuais.

O presidente da Comissão de Orçamento, vereador Agnaldo Silva (PSD) disse ser necessária cautela na análise dos valores, “uma vez que a atividade econômica sofreu retração e, por isso, a média dos orçamentos dos últimos anos deve ser mantida”, ressaltou o parlamentar.

O líder do prefeito no Legislativo. vereador Almir Silva (PR), revelou, durante a sessão de ontem, que no dia 17 de maio o prefeito Paulo Piau estará no Plenário, para tratar, além do PPA de outras ações que estão previstas pelo governo. O convite para a visita do chefe do Executivo foi feita pelo presidente da CMU, vereador Luiz Dutra (PMDB). “Nós estamos trabalhando para que a relação entre Executivo e Legislativo seja harmoniosa. Vamos sempre procurar manter um diálogo aberto com todos os vereadores. E por isso conversei com o prefeito Paulo Piau e solicitei a ele a visita, que agora, foi formalizada pelo presidente da Câmara”, disse Silva.

De acordo com a mensagem do Executivo, os eixos principais e com maior destinação de recursos são os da Inclusão Social e Cidadania e Infraestrutura Urbana. “O eixo da Inclusão Social e Cidadania visa a construção de uma sociedade democrática e igualitária, com educação de qualidade, serviços e ações em saúde mais acessíveis ao cidadão e metas de ampliação de cobertura dos serviços de média e alta complexidade através do Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). O eixo da Infraestrutura Urbana está distribuído prioritariamente na expansão dos Serviços de Infraestrutura, oferta de Transporte Público e Saneamento Urbano de qualidade”, ressalta o texto. Do total de recursos previstos, os programas de gestão totalizam R$ 1,6 bilhão e os programas finalísticos totalizam R$ 3,9 bilhões no quadriênio. No PPA, a conexão entre o Plano e as fontes de financiamento está expressa através dos objetivos dos programas, que indicam os resultados esperados das políticas públicas elencadas.

Ainda não há data para que o PPA seja votado em Plenário.

Dep. de Comunicação

Márcio Gennari