Na manhã de segunda-feira (18), no Plenário da Câmara Municipal, seis personalidades uberabenses receberam a Comenda Markito. A homenagem foi instituída através de Lei Municipal nº 8.447/02, por iniciativa do vereador Elmar Goulart (SD). Estavam presentes, entre outras autoridades, os deputados estaduais Tony Carlos e Antônio dos Reis Gonçalves Lerin. 
Como no ano passado não houve a entrega da Comenda, no evento deste ano foram agraciados os três homenageados de 2014: os jornalistas Ramon Magela; Evacira de Coraspe e Narcio Rodrigues, que justificou ausência. Já os homenageados de 2015, foram a musicista Olga Maria Frange de Oliveira; o arquiteto Marcondes Nunes de Freitas e a professora de balé, Elizabeth Dorça Vitale de Oliveira.
Olga Frange foi a oradora oficial, e em seu pronunciamento destacou o trabalho de cada homenageado. Ela pediu que a homenagem continue e não se extinga a Medalha Joubert de Carvalho, instituída pela Câmara, e que teve apenas uma edição e "caiu no esquecimento". "Acredito que não houve outras entregas da homenagem porque Joubert de Carvalho não tinha familiares em Uberaba para lutar para que ela continuasse acontecendo", disse a musicista. 
A irmã do Markito, Mônica Resende, ressaltou que o acervo de moda do estilista tem sido requisitado por diversas escolas de moda do País. Ela, inclusive, adiantou que há uma proposta do Museu de Arte de São Paulo – MASP, para expor parte do acervo do Markito no Museu de Indumentária do Brasil, que em breve será aberto. "É Importante que Uberaba saiba que o Markito é reconhecido por muitas escolas de moda e revistas. Fico feliz em saber o quanto o talento dele é considerado e elogiado, embora já faça muito tempo que ele não está mais conosco", disse.
A presidente da Fundação Cultura de Uberaba, Sumayra de Oliveira, representando o prefeito Paulo Piau, salientou como é bom ver artistas uberabenses serem reconhecidos nacionalmente. Citou o artista Paulo Miranda, que tem seus quadros expostos em duas novelas da Rede Globo de Televisão. Falou da grande referencia que Uberaba tem com a música, lembrou que o primeiro ato cultural da cidade foi comemorado através de música, "Uberaba comemorou a passagem da Monarquia para a República com uma banda de música", ressaltou. 
Legado. O presidente Luiz Dutra, salientou que Markito deixou, além de saudades, um grande legado. Disse que teve o privilégio de ter convivido com o artista/estilista. "Ele era um menino especial, tinha dom e talento", ressaltou.
O presidente elogiou e enumerou o trabalho dos homenageados e ressaltou que todos têm diferenciais dentro de seus setores de atuação,  assim como o Markito se sobressaiu na arte.  E finalizou, parafraseando Leonardo da Vinci: "A arte diz o invisível, exprime o inexprimível; traduz o intraduzível". 
Jorn. Cássia Queiroz
Departamento de Comunicação da CMU
18/05/2015

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020