Comenda Markito será entregue nesta sexta

26/11/2010 00:00

Comenda Markito será entregue nesta sexta

Em solenidade a ser realizada nesta sexta-feira (26), no Salão Nobre do Paço Major Eustáquio, a Câmara Municipal fará a entrega da Comenda Markito, de acordo com a Lei nº 8.447, de autoria do ex-vereador Elmar Humberto Goulart. Criada em 2002, a honraria é concedida a cidadãos que de forma benemérita, contribuíram para a promoção da arte, da cultura e da moda em nosso município.
A homenagem, confeccionada em forma de tesoura, leva o nome do homenageado, que este ano será a primeira dama Ângela Mairink e o Artista Plástico Aguimar José Luiz.
A comenda foi criada em homenagem ao estilista uberabense, Markito, considerado um dos ícones da moda no Brasil.  Desenvolvendo seus trabalhos em jersey e paetês, Markito foi um dos mais famosos estilistas dos anos 80. Em suas peças, ele usava o trabalho das bordadeiras da cidade.
Históricos – Ângela Mairink – Natural de Belo Horizonte, Estado de Minas, nascida em 23 de agosto, mãe de Izabella Mairink Rizzo, casada com o atual Prefeito de Uberaba, Anderson Adauto Pereira. É bacharel em direito e trabalhou na Câmara Municipal de Belo Horizonte no período de 1990 à 1992.
Atuou como Assessora de Gabinete do Secretário de Planejamento e Gestão de Belo Horizonte de 1994 à 1998 e na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais no período de 1998 à 2000. Como empresária, prestou serviço de assessoria aos municípios mineiros no período de 2000 à 2003. Foi assessora do Senador Aelton Freitas, em Brasília, no período de 2003 à 2006.
Em Uberaba exerceu a função de Secretária de Desenvolvimento Social no período de 2007 à 2008, quando também presidiu o Conselho Municipal de Assistência Social. Atualmente é chefe de Gabinete do prefeito e tem por principal atribuição fazer a interlocução de ações e programas entre as diversas secretarias que integram a administração pública municipal. Ângela Marirink teve participação ativa na reeleição de Anderson Adauto em 2008 e no recente processo eleitoral de 2010, quando foi eleita a presidenta Dilma Rousseff.
Foi Ângela a primeira mulher no Brasil a organizar uma reunião de apoio à Dilma Rousseff, por ocasião da realização da Expozebu em Uberaba no mês de maio de 2010, alguns dias após o afastamento de Dilma do Governo, com o objetivo de disputar a presidência.
- Artista Plástico Aguimar José Luiz - Natural de Uberaba. É coordenador de arte e conselheiro fiscal da Casa do Artesão, professor de modelagem em argila na Fundação Cultural de Uberaba e avaliador de artesanato para o Triangulo das Artes pela Prefeitura Municipal de Uberaba.
Participou da 1º Feira Livre de Arte de Uberaba (FLAU) em 1974. Em 1982 a 1984 estudou desenho e pintura no ateliê do artista Paulo de Castro. Formou-se em Educação Artística em 1984. No seu currículo constam os seguintes cursos:
-Desenho arquitetônico, escultura contemporânea, restauro em arte sacra, restauro em ferro, madeira e couro, capacitação em Museologia, entre outros.
Orientador de várias oficinas de arte em escolas municipais, estaduais e particulares de Uberaba, hoje possui um ateliê de cerâmica onde desenvolve e cria esculturas sacras e abstratas.