Comissão de Educação e Cultura da CMU e Conselho Municipal de Polícias Culturais acertam parceria

23/03/2013 00:00

Integrantes da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Uberaba se reuniram pela primeira vez com representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). O objetivo do encontro, realizado na noite de quarta-feira (20), foi de estabelecer um diálogo entre os envolvidos.

Estavam presentes na reunião três vereadores, o presidente da Comissão Edcarlo dos Santos Carneiro - Kaká Se Liga (PSL), o relator João Gilberto Ripposati (PSDB) e o suplente Franco Cartafina (PRB). O presidente da CMU, Elmar Goulart (PSL), compareceu à reunião para cumprimentar os conselheiros.

Ficou estabelecido que todos os projetos e matérias que venham a tramitar na Câmara e que passem sob a análise da Comissão, sejam discutidos antes da votação com o Conselho. "A proposta é fazer um trabalho em conjunto", explicou a jornalista Evacira Coraspe, que representa a CMU como conselheira. Segundo ela, a reunião foi bastante produtiva, com o início da construção de um diálogo e parcerias.

Os vereadores fizeram sugestões sobre temas específicos ligados à cultura, inclusive sugerindo a realização de audiências públicas. Os parlamentares também colocaram os canais de comunicação da Câmara à disposição do Conselho, para a divulgação das atividades desenvolvidas pelo mesmo.  Como os integrantes não contam com local fixo para realização de reuniões, os vereadores também disponibilizaram a CMU para os encontros, sugestão que foi prontamente aceita pelos conselheiros.

O Conselho Municipal de Políticas Culturais tomou posse em 2012 e ainda não havia tido nenhum contato oficial com a atual legislatura municipal. O CMPC é formado por representantes da sociedade civil e indicados por órgãos públicos.