Comissão de Saúde terá acesso a relatórios de medicamentos vencidos

24/11/2011 00:00

Comissão de Saúde terá acesso a relatórios de medicamentos vencidos
Dando sequência à celeuma que envolve os medicamentos da Farmácia Popular no município, a Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal informa que, nesta sexta-feira (25), receberá os relatórios contendo as planilhas detalhadas dos remédios e utensílios médicos vencidos que deverão ser incinerados. A informação vem do presidente, vereador líder do prefeito, Cléber Cabeludo (PMDB), que, ontem, recebeu ligação do secretário de Saúde, Valdemar Hial, confirmando a data para encaminhamento dos documentos cobrados pelos vereadores através de requerimentos e durante reuniões com representantes da pasta.
Os relatórios deveram trazer a quantidade, bem como os custos desses medicamentos, item por item. Outra informação que os parlamentares aguardam com a chegada das planilhas é a data da incineração, considerada procedimento legal quando há vencimento dos produtos. "O que podemos fazer, agora, é aguardar a chegada desse relatório e ver se seremos contemplados com as informações. Se não formos, continuaremos cobrando ações do executivo, podendo até recorrermos ao Ministério Público", salientou o vogal da comissão, Itamar Ribeiro de Rezende (DEM).
Segundo Cléber, serão estudadas maneiras de realizar trabalho, não somente nas instituições de saúde do município, bem como as de toda região, para proceder à troca de medicamentos quando estes estiverem com vencimento próximo. Outra alternativa para reduzir o volume de incinerados, explicou o peemedebista,  é realizar a licitação em blocos, haja vista que a compra feita em quantidade menor, para atender as necessidades primárias, pode evitar a sobra e, posteriormente, o término do prazo de validade em massa.
Ainda segundo o líder governista, o fato de que a incineração ter atingido apenas 0,27% da compra total de medicamentos pode até estar dentro da normalidade, como foi dito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quando cumpriu agenda na cidade na véspera do feriado do dia 15 deste mês. Mas, ainda assim, explicou, a atuação do colegiado, apoiados por todos os vereadores, gira em torno da diminuição ou extinção desse percentual. "Trabalharemos para que não tenhamos nem 0,27% de medicamentos queimados", salientou. Ação confirmada pelo vereador Samuel Pereira (PR), para quem a comissão está no caminho certo na busca de soluções para o problema. "Acredito que estamos fazendo nossa parte". Os membros do colegiado convidam a imprensa para acompanhar a leitura dos relatórios que deverão chegar à Casa por volta das 14h.