A Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal se reuniu com o secretário Municipal de Saúde Iraci Neto. O motivo do encontro, realizado no final da tarde da última segunda-feira (17), foi a intervenção que a Prefeitura está realizando no trabalho desenvolvido pela Pró-Saúde nas duas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do Município.

A Comissão vai acompanhar este trabalho e já conta, inclusive, com um Decreto Legislativo apresentado pela Mesa Diretora e que deverá ser formalmente votado amanhã (19). O Decreto vai delegar poderes à Comissão, para que a mesma realize o acompanhamento do processo de intervenção.

Segundo o presidente da Comissão, vereador Franco Cartafina (PHS), a Prefeitura está fazendo o acompanhamento diário e constante das atividades das duas Unidades de Saúde. “Inclusive toda e qualquer aquisição, a partir da intervenção, tem que passar pela anuência do secretário”, explicou Franco.

Ainda de acordo com o vereador, a administração municipal já está realizando as interferências necessárias, visando melhorar os atendimentos nas UPAs. “A questão tem que ser levada de forma delicada e profissional. Não estamos falando de um contrato de aluguel, e sim sobre um montante significativo de dinheiro público, sobretudo destinado pelo SUS”, avaliou o parlamentar.

Conforme disse Franco, todas as informações que forem levantadas a partir da intervenção serão compartilhadas com a Comissão e repassadas aos demais vereadores. “É preciso otimizar o recurso público e atender melhor os cidadãos nas UPAs. O pronto crucial é a eficiência no atendimento”, acrescentou.

O vereador também explicou que médicos, enfermeiros e assistentes sociais ligados a secretaria estão fazendo este acompanhamento diário. Enquanto isso, a secretaria aguarda a resposta para um documento encaminhado a Pró-Saúde, no qual pede uma série de esclarecimentos sobre questões administrativas das duas unidades. “Quando estiverem com estas informações em mãos, os documentos serão analisados pelos técnicos da secretaria”, finalizou o presidente da Comissão.

 

 

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU

18/04/2017

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020